Localizada no Centro Histórico, produtores dividem o espaço com artigos de decoração, vestuário e artesanato, dentre outros
Compartilhar bens e serviços é algo que sempre existiu em nossa cultura e que tem se popularizando, na última década, com o aporte da tecnologia. Seguindo essa tendência, a designer Agis Variani teve a ideia de montar a primeira loja colaborativa de São Sebastião, junto com sua amiga Daniella Pasin. “Decidimos abrir a Arkhé, porque percebemos que tínhamos uma carência de espaço na cidade em que produtores artesanais e artísticos pudessem expor seus trabalhos sem as preocupações inerentes à abertura, custos e administração de uma loja única”, explica. Marcas consagradas como Airbnb e Uber foram construídas com o conceito de economia compartilhada.
Para montar a loja colaborativa, Variani realizou uma curadoria dos produtos, com o objetivo de oferecer um mix de ofertas aos consumidores. Há opções para uso pessoal, para casa e para presentear alguém. Os itens estão em constante renovação e muitos deles são exclusivos. Como resultado, todos saem ganhando: “o produtor tem um ponto de venda barato ao compartilhar os custos entre os demais, o consumidor tem acesso a uma boa variedade de produtos no mesmo lugar e o lojista cuida de tudo e obtém lucro através de um percentual cobrado sobre as vendas. Esse é o mote da economia compartilhada”.
Aberta há quase dois meses, a loja está localizada no Centro Histórico, próximo à Igreja Matriz e tem, por enquanto, 15 marcas de alimentação, vestuário, joias, cerâmica, mosaicos, artesanato mineiro e aromatizadores, dentre outras, dividindo o espaço. Alguns nomes conhecidos da cidade estão por lá, como a ceramista Silvia Araújo, a contadora de causos e histórias sobre a vida cotidiana caiçara, dona Neide Palumbo, e a proprietária da marca Cozinha & Cia, Glaucia Paiva Pires. Para 2019, Variani pretende realizar workshops de arte e artesanato para o público em geral.
A Arkhé fica aberta de segunda a sábado, das 11h às 19h30, na Praça Antonio Argino, nº 110, loja 2. Não deixe de conhecer.
Confira quem são os expositores da loja colaborativa Arkhé:
- AzulBlu
- Aura Aromatizadores e Lembrancinhas
- Art’s Si Sabonetes
- Carol Pires – Artesanato em Crochê
- Cozinha & Cia – Mosaicos, patchwork, etc.
- Dona Neide Palumbo – bonequinhas caiçara e bordados
- Ria Weergang – Designer de Jóias e Ourives holandesa
- Cat Baby – que doa parte de seus lucros para a ONG Cia das Patas
- Mimos y Detalles – Artesanato mexicano
- Mercado das Artes – representado pelo Atelier do Gato, Atelier Buriti e Arte Tear
- Cerâmica com Arte – da ceramista Silvia Araújo
- Biquinho – Conserva, geleia e molho de pimenta artesanais
- Mantekatu – Pastas veganas artesanais
- TG Closet – Camisetas e bolsas
- Fabiteliê – String arte
- Nicia Guerriero – fotógrafa