São Sebastião vai ganhar escola de educação ambiental
O município de São Sebastião vai contar com uma Escola Municipal de Educação Ambiental que deverá ser lançada no próximo dia 21 de setembro, data comemorativa do “Dia da Árvore”. O projeto vai contar com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e dos Recursos Naturais Renováveis.
O anúncio foi feito pelo prefeito Felipe Augusto durante visita do superintendente do Ibama no Estado de São Paulo, o engenheiro José Edilson Marques Dias, ao Viveiro Municipal, onde será instalada a escola.
A visita do superintendente foi acompanhada pelos secretários municipais de Meio Ambiente, Luís Eduardo Araújo, seu adjunto Leandro Saadi, e das Administrações Regionais, Gelson de Souza (Tota). O vereador Teimoso representou a Câmara Municipal na visita.
A escola ambiental será destinada ao aprendizado de todas as formas de preservação e proteção ao meio ambiente, tendo como público alvo notadamente as crianças e adolescentes das escolas da rede municipal de ensino, guarda mirim e outros projetos sócio culturais fomentados pela prefeitura de São Sebastião.
Doação de mudas – O superintendente do Instituto veio a São Sebastião vistoriar a chegada da primeira remessa de 1600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica doadas pelo IBAMA ao município. No total, São Sebastião receberá cerca de 4 mil mudas das mais variadas espécies de árvores que custaram ao Ibama R$ 500 mil.
“São Sebastião é o primeiro município do Estado de São Paulo a ter concretizada essa parceria com o IBAMA”, detalhou Dias.
As mudas, muitas delas já com idade suficiente para o replantio, são destinadas a programas de recuperação ambiental de áreas degradadas, como o Morro do Guaecá, que deverá ser o primeiro local a receber as árvores. São mais de 30 espécies diferentes de árvores que serão utilizadas também no paisagismo de escolas, vias e praças públicas.