A Prefeitura Municipal de São Sebastião, através da Secretaria de Turismo e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), precisou fazer a recuperação do Museu do Bairro São Francisco, que no inicio do mês foi alvo da ação de vândalos que picharam o local.
Os vândalos picharam os muros, portas e janelas do museu com palavrões. Como não existe vigilância e nem monitoramento por câmeras no local, os responsáveis pelo vandalismo não foram identificados.
De acordo com a FUNDASS, a ação de recuperação foi feita pelos funcionários do local, que realizaram a remoção das pichações em janelas e muros do local. Os muros tiveram que receber uma nova pintura realizada pela equipe do sítio Arqueológico.
Após o ocorrido, câmeras de segurança foram instaladas no museu e no Centro Cultural Batuíra.
“Quando chegamos pela manhã nos deparamos com o museu todo pichado, com palavras de baixo calão nas paredes, nas portas e janelas. Espalharam um pó por todo lugar, sujaram nossa cozinha.
Um dos funcionários do museu chamou a Guarda Civil Municipal e fez um boletim de ocorrência. Foi um susto, uma sensação horrível de impotência”, contou o chefe de setor das Oficinas Culturais da FUNDASS, Heniel Lourenço.