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Saques calamidade do FGTS por moradores de São Sebastião se aproximam de R$ 5 milhões

Tamoios News

Desde o início da liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, há três semanas, os moradores de São Sebastião já sacaram quase R$ 5 milhões por meio da iniciativa. A medida foi tomada em decorrência das intensas chuvas que atingiram o município em 19 de fevereiro.

Até a última sexta-feira (24), 1.140 trabalhadores já haviam recebido e foram efetuados 2.134 pagamentos no valor total de R$ 4.742.881,97. Em média, cada trabalhador recebeu R$ 4.160. A Caixa Econômica Federal (CEF) explicou que ocorreram 2134 pagamentos porque alguns trabalhadores podem ter mais de uma conta.

Os residentes em várias áreas atingidas pelo temporal podem solicitar o saldo do FGTS por meio do novo ‘Aplicativo FGTS’ até o próximo dia 21 de maio. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

São elegíveis para requerer o benefício, desde que tenham saldo em suas contas do FGTS e não tenham realizado saque por um período inferior a 12 meses por esse mesmo motivo, trabalhadores que residem em 361 ruas nos bairros Itatinga (29), Topolândia (6), Toque-Toque Grande (8), Toque-Toque Pequeno (9), Boiçucanga (106), Cambury (79), Barra do Sahy (31), Juquehy (47), Barra do Una (20), Paúba (7) e Maresias (19).

O pedido deve ser feito no Aplicativo FGTS, opção ‘Meus Saques’, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é necessário indicar uma conta de instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Como solicitar o saque FGTS por calamidade

·                     Realizar o download do novo app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

·                     Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

·                     Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

·                     O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentos necessários:

·                     Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

·                     Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via Correios, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

·                     Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a).

Mais informações pelo telefone 0800-726-0207.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião