Em meio a pandemia de coronavírus, uma boa notícia em Ubatuba. O prefeito Délcio Sato recebeu o projeto para construção de um novo hospital no município.
O projeto orçado em R$ 400 mil foi entregue ao prefeito na manhã desta quinta-feira(2). Segundo Sato, a ideia é construir o estabelecimento em uma área no Jardim Carolina.
O prefeito disse que vai buscar recursos para a construção do novo hospital junto ao empresariado e no governo estadual.
“Estamos dando os primeiros passos para construir um hospital em nosso município. Vamos agora, em busca dos recursos necessários para dar início a obra”, comentou.
A Santa Casa de Ubatuba fundada, segundo informações, em 1854, nunca teve leito de UTI. Para enfrentar a pandemia de covid-19, Sato pretende instalar 15 leitos UTI no estabelecimento.
“Já temos quatro prontos com respiradores e estamos preparando mais oito leitos para atender casos de coronavírus, o objetivo é deixar 15 leitos exclusivos para atender pacientes em estado mais graves”, disse.
Ubatuba tem 61 casos suspeitos de coronavírus e apura duas mortes suspeitas na cidade. O prefeito disse que nenhum dos pacientes internados da cidade foram transferidos para o hospital regional em Caraguatatuba.
Segundo ele, três pacientes estão internados na Santa Casa, devido a Covid-19 e que dois deles estão se recuperando bem.
Segundo ele, os prefeitos da região estariam pressionado o governador Doria para liberar mais leitos UTI no Hospital Regional que foi aberto na segunda-feira(30) em Caraguatatuba.
“É muito pouco o número de leitos, queremos que sejam liberados os 40 leitos que existem no hospital. Acho que o Estado vai atender nosso pedido”, falou.
O prefeito comentou que foi crucial a sua decisão de fechar as entradas da cidade, mesmo que temporariamente, para impedir a entrada de veranistas e turistas.
” Conseguimos evitar que milhares de pessoas de fora viessem para cá, com o objetivo de cumprir a quarentena em Ubatuba, o que iria comprometer em muito nossa estrutura de saúde. Foi fundamental, também, o fechamento das praias”, comentou.
O prefeito disse ainda que mantém em vigor o decreto estadual que prevê a quarentena até o dia 7 de abril. E, recomenda aos moradores para que fiquem em Casa. “Se todos continuarem acatando as recomendações da área da saúde vamos sair mais cedo desta situação”, finalizou.