Cidades São Sebastião

Sebastianense Samuel Pupo vence etapa do Challenger Series da WSL em Saquarema

Tamoios News
Samuel Pupo - Imagem/redes sociais

O surfista de São Sebastião, Samuel Pupo, que já tem o nome conhecido na elite do surf mundial, conquistou o título da etapa do Banco do Brasil Saquarema Pro, a 5ª etapa do Challenger Series (CS) 2025 da World Surf League (WSL), disputada em ondas desafiadoras, no último sábado (18/10), na Praia de Itaúna.

Samuel Pupo derrotou o havaiano Eli Hanneman (HAV) na final. A bateria foi marcada pela dominância e determinação do ‘Rei de Saquarema’, que conseguiu garantir a liderança do confronto com duas ondas na casa dos 5 pontos (5.17 e 5.00), logo nos primeiros minutos.

Na segunda metade da bateria final, com a calmaria na ondulação as oportunidades no mar diminuíram, sendo assim, a experiência e seleção de Pupo se tornando elementos essenciais para manter a vantagem. Com isso, o havaiano não conseguiu superar as duas melhores performances do brasileiro, que garantiu a vitória por 10.17 a 9.50.

“Ainda estou sem acreditar que venci essa etapa mais uma vez. Foi um evento muito desafiador e eu sabia que precisava de um bom resultado. Fui fazendo meu caminho bateria por bateria e tinha muita fé de que tudo daria certo novamente. Estou muito feliz!”, celebra o campeão.

Com a vitória, Samuel Pupo chegou aos 21.860 pontos e assumiu a vice-liderança do ranking. O surfista da praia de Maresias está atrás do próprio Eli Hanneman, que lidera com 22.230 pontos. A vitória deixa Pupo próximo de retornar à elite do surf mundial.

O surfista acabou sendo um dos cortados do meio da temporada do Championship Tour (CT) e, por isso, tenta o retorno por meio do Challenger Series. Ainda há duas etapas para a definição do ranking final da Challenger Series.

“Acho que minha carreira se resume a muita resiliência e muitos anos de luta. Foi a minha terceira vez caindo no corte. É difícil continuar acreditando, mas tenho a Deus e a minha família ao meu lado”, completa o atleta sebastianense.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião