Estão em andamento estudos ambientais complementares para as alterações no projeto
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
O Plano de Melhorias da Rodovia dos Tamoios que incluía várias intervenções no trecho de Serra antes da cobrança de pedágios ainda está longe de ser concluído. Exemplo disso é a obra de instalação de postes para iluminação, do trecho de serra, que continua embargada pela Fundação Florestal.
Já em relação às adequações de curvas no mesmo perímetro, será preciso aguardar emissão de licença ambiental para que os trabalhos sejam iniciados.
Na época, a infração foi constatada pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) e autuada pela Polícia Ambiental.
Em nota ao Tamoios News, a Fundação Florestal informou que, com o embargo da obra de iluminação, a Concessionária responsável iniciou a regularização, por meio da solicitação de autorização de supressão de vegetação.
A instituição se manifestou sobre a obra e solicitou complementações para a Concessionária Tamoios. Depois, a Cetesb dará continuidade à análise da solicitação de autorização.
Junto com a respectiva autorização de supressão de vegetação, será emitido um TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental), estabelecendo os quantitativos para a compensação florestal da área suprimida.
Devido às alterações no projeto solicitadas pela Fundação Florestal, ainda não é possível afirmar quando efetivamente a obra de iluminação do trecho de serra será concluído
Ao Tamoios News, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) informou que somente após a finalização do projeto é que será possível estabelecer um cronograma preciso para a obra de iluminação.
“As melhorias na sinalização já foram realizadas. Sobre as intervenções em algumas curvas, a concessionária já entrou com pedido de licença ambiental para dar início aos trabalhos”, afirma um trecho da nota da Artesp.
A Concessionária Tamoios foi procurada pelo Portal Tamoios News para comentar o assunto, mas não se manifestou até o fechamento da reportagem.