Cidades Ubatuba

Sem leito de UTI, Ubatuba vai encaminhar paciente de Covid-19 para o HR de Caraguatatuba

Tamoios News

Ubatuba não possui nenhum leito de UTI mas, sim, leitos com respiradouros. Uma situação que preocupa o prefeito Délcio Sato e toda a população. É a única cidade da região sem leito de UTI. A cidade tem 38 casos suspeitos de Covid-19.

Em São Sebastião são 35 leitos; em Caraguatatuba, existem 14; e, em Ilhabela, oito leitos, todos em hospitais públicos, via SUS.

A partir desta segunda-feira(30), começou a funcionar o Hospital Regional de Caraguatatuba que inicialmente irá oferecer 10 leitos UTI e 10 leitos de enfermaria para atender exclusivamente casos de coronavírus, segundo informações repassadas à imprensa pela sua diretora, Drª Fernanda Dalprat.

Leito no Hospital Regional de Caraguatatuba

Ela explicou que os pacientes de coronavírus terão que ser encaminhados pelas secretarias municipais de Saúde, através do CROS(Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).  Não adianta as pessoas com possíveis sintomas de Covid-19 procurarem diretamente o Hospital Regional. Essas pessoas devem primeiro procurar as unidades de saúde ou os hospitais públicos.

Santa Casa

Ubatuba tem cerca de 95 mil habitantes e uma Santa Casa para atender o município todo. A prefeitura busca melhorar a estrutura da Santa Casa e dos equipamentos de saúde de Ubatuba no acolhimento de pacientes com suspeita de infecção por Covid-19.

Em reunião realizada na quinta-feira-26, a Santa Casa de Ubatuba informou que possuía já oito leitos com respiradouros e que estava se organizando para chegar a 15 nas próximas semanas.

Quando um paciente chega a ter que utilizar respiradouro é então feita a solicitação de vaga em UTI, que é regulada pelo sistema CROSS para transferência para fora do município.

Com a inauguração do Hospital Regional, os pacientes da cidade que necessitarem de UTI serão encaminhados para o estabelecimento que fica em Caraguatatuba. .

Uma das propostas é que, no momento em que a Santa Casa não tiver mais leitos disponíveis (no total, são 84 leitos para o SUS), alguns setores serão transferidos para as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e CAPS-AD (Álcool e Drogas).

Quais setores serão transferidos não está definido ainda, vai depender da ocupação, da gravidade do paciente, entre outros, destaca a secretaria de Saúde.

Há diversas iniciativas circulando pelas redes sociais de doação de colchões e lençóis que, porém, não são oficiais. “Quando chegar o momento de montagem dessas estruturas a secretaria de Saúde informará amplamente pelos canais oficiais e também pelos meios de comunicação locais e regionais”, informa a secretária de Saúde, Dilei Brito do Nascimento.

Campanha

O Comitê de Gerenciamento da Crise do Covid-19 em Ubatuba vem a público lembrar a população que, neste momento, a principal campanha oficial de doação é a de alimentos e produtos de higiene.

Essa campanha é coordenada pela equipe da secretaria de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e tem o objetivo de montar cestas básicas dirigidas à população mais carente, atendida pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), CREAS e organizações sociais da cidade. São 23 pontos de coleta desses produtos em toda a cidade, entre mercados, farmácias e o Ginásio Tubão (das 9h às 18 horas).

Em Ubatuba, 4.582 famílias são atendidas pelo programa Bolsa Família, correspondendo a aproximadamente, a 13,95% da população total do município, que receberam um benefício médio de R$ 181,10 por família.

“É muito importante que as ações da sociedade civil sejam articuladas com as iniciativas oficiais para que seja garantido que os alimentos cheguem a quem mais precise e a um maior número de famílias”, explica Pollyana Gama, presidenta do Comitê.

Outra campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene vem sendo feita pela Paróquia Exaltação da Santa Cruz (Igreja Matriz) que funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17 horas, na cantina Frei Angélico, na rua Dona Maria Alves, nº 113.