Palestrante Erik Penna usa descontração para promover reflexões importantes
Cerca de 400 pessoas estiveram no Teatro Municipal na noite desta segunda-feira (26), onde participaram do “Seminário Marketing em Tempos de Crise”, evento promovido pelo Sebrae, Associação Comercial e Prefeitura Municipal de São Sebastião.
O evento teve como principal objetivo, discutir o atual cenário e apresentar soluções de marketing que possam auxiliar o pequeno empresário a minimizar os impactos da crise nacional e aproveitar suas oportunidades.
Entre as autoridades presentes, o prefeito Ernane Primazzi; os secretários Marianita Bueno (Cultura e Turismo), Fábio Lopez (Governos e Esportes) e Sergio Felix (Administrações Regionais); o presidente da Associação Comercial do município Eduardo Cimino; o gerente do escritório regional do SEBRAE-SP Rodrigo Matos e o consultor de negócios do Sebrae-SP Alexandre Robazza.
O seminário foi muito bem recebido pelo público e marcou o início de uma série de capacitações a serem oferecidas aos empreendedores locais.
Convênio
Um dos momentos mais relevantes do evento foi a assinatura do convênio entre a Administração Municipal, o Sebrae e a Associação Comercial, que viabilizará cursos de gestão e tecnologia, totalmente gratuitos, para os micro e pequenos empresários de São Sebastião.
Para a capacitação dos empresários o Sebrae fez uma parceria com o Senac que ministrá os cursos voltados para quatro segmentos: Varejo, Beleza, Alimentação Fora do Lar e Meios de Hospedagem.
As capacitações acontecem entre os dias 5 de novembro e 15 de dezembro e os interessados devem procurar o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae no centro da cidade. “Esta é mais uma ação em parceria que já está dando certo! Acreditamos no potencial de nossos empresários e por esta razão estamos investindo neles”, declarou Marianita Bueno, secretária de Cultura e Turismo.
O prefeito Ernane Primazzi falou sobre a relevância deste acontecimento. “Não considero o que trouxe todos vocês aqui um evento, pois não se trata de uma atração, mas na verdade, um horário de trabalho para todos os empresários que aqui estão, pois vieram em busca de capacitação para lidar com as dificuldades que o país enfrenta”, declarou. “A crise pode ser uma boa oportunidade para se destacar, tirar proveito e crescer; para isso é preciso correr atrás e não ficar estagnado. Somos a cabeça e o coração de nossa empresa e esta é a hora de arregaçarmos as mangas. Este convênio vem neste momento colaborar para que todos possam ter uma oportunidade de crescimento”, concluiu Primazzi.
Evento
A noite teve dois momentos de reflexão, sendo um técnico e outro motivacional. Na primeira parte foi realizado um talk show com empreendedores de São Sebastião que contaram suas soluções para enfrentar a crise.
O empresário Marcelo Negrão, Edson Pavão e Natália Fontes dividiram com o público suas experiências de sucesso, verdadeiros cases de como se planejar e enfrentar momentos difíceis proporcionados pelo cenário nacional.
Logo na sequência, o palestrante Erik Penna, reconhecido internacionalmente, ministrou uma palestra abordando o tema “Como Vender em Tempos Difíceis”, onde deu, de forma carismática e descontraída, dicas de atendimento e práticas de vendas.
Penna é palestrante internacional há mais de 12 anos e tem seu trabalho focado no mercado de treinamentos, onde já levou suas palestras para todos os estados do país e também nos Estados Unidos e Portugal.
A empresária Letícia Faria de Carvalho comentou que ter sido a noite muito proveitosa e interessante. “Achei a palestra muito boa, principalmente por dar uma sacodida nos nossos ânimos. O palestrante colocou todo mundo pra cima e mostrou que tem outro jeito da gente olhar o nosso negócio. Mudar é possível e viável”, observou Letícia.
Confira a programação das oficinas:
Novembro
Dia 05 – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (Local: PAE/Centro)
Dia 06 – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (Local: Costa Sul*)
Dias 10 e 11 – Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos (Local: PAE/Centro)
Dia 16 – Layout de Salão de Beleza (Local: PAE/Centro)
Dia 17 – Governança Hoteleira (Local: PAE/Centro)
Dia 17 – Vitrinismo (Local: Costa Sul*)
Dezembro
Dia 03 – Técnicas de Exposição de Produtos (Local: PAE/Centro)
Dias 07 e 08 – Vitrinismo (Local: PAE/Centro)
Dias 14 e 15 – Técnicas de Exposição de Produtos (Local: Costa Sul*)
(*) endereço a confirmar
Serviço: As inscrições e mais informações sobre o projeto “São Sebastião Contra a Crise” podem ser obtidas no Posto de Atendimento ao Empreendedor de São Sebastião, situado à rua Expedicionário Brasileiro nº 207, no Centro. O telefone do PAE é o (12) 3892-1549.
Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov