Cidades Notícias

Senhora de 85 anos dá exemplo de patriotismo e de luta pelos direitos que garantem a liberdade de manifestação e expressão

Tamoios News
Foto: Tamoios News

Uma senhora de 85 anos, moradora de Caraguatatuba dá uma lição de patriotismo e de luta pelos direitos que garante a liberdade de expressão, de pensamento, de opinião e principalmente de manifestação.

Desde 31/10, um dia depois da eleição para presidente, inconformada com todas as irregularidades apresentadas, ela foi uma das primeiras a apoiar a manifestação dos caminhoneiros na Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba.   E no dia seguinte foi umas das primeiras a se posicionar na frente da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião a favor da democracia e contra os abusos que estão acontecendo em todo o país.

Acompanhada de seu filho, ela disse que não falta um só dia, chega cedo e as vezes fica até de madrugada e diz que o esforço vale pela causa.

Muito conhecida pela maioria dos manifestantes, é tratada com muita carinho e como um grande exemplo de patriotismo, cidadania e de luta pelos direitos democráticos.

Foto: Tamoios News

Cidadania:

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres que todo cidadão tem em sua localidade de origem. O direito ao voto é um exemplo de cidadania praticada em países com regime de governo democrático. A função da cidadania é contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva mediante a participação na sociedade.

Liberdade de Expressão:

A liberdade de expressão está ligada ao direito de manifestação do pensamento, possibilidade do indivíduo emitir suas opiniões e ideias ou expressar atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação, sem interferência ou eventual retaliação do governo.

Democracia:

A democracia surgiu na Grécia antiga, por volta do século 7 a.C, na cidade de Atenas. E no Brasil a democracia foi instituída após a Proclamação da República, em 1889, e foi interrompida em 1964 com a Ditadura Militar. A democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo, os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que possa organizar a sociedade. Todas as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo.

Patriotismo:

O Patriotismo é o sentimento de amor à pátria, aos seus símbolos nacionais,(bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais e patrimônio material e imaterial).

Redação/Tamoios News