Caraguatatuba Cidades Notícias

Sepedi Caraguá aponta resultados positivos para idosos e PCD’s no mercado de trabalho

Tamoios News
Foto: Divulgação PMC

Balanço da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba aponta que o ano de 2022 contribuiu para melhorar a colocação de mais pessoas com deficiência (PcD) e idosos no mercado de trabalho. Em 12 meses foram realizados 475 atendimentos, feitos 555 encaminhamentos e efetivadas 28 contratações.

Para esse resultado considerado positivo, a Sepedi conta com o Setor de Empregabilidade que recebe currículos desse grupo que quer entrar no mercado de trabalho, faz a prospecção de vagas em empresas locais, encaminha os interessados e dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.

Para se ter uma ideia da evolução do atendimento, no primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.

Conforme o relatório, em 2022 a equipe participou de eventos como ‘Meu Emprego Inclusivo’; Polo de Empregabilidade Inclusiva (São José dos Campos); Café Empresarial na Associação Comercial de Caraguatatuba; realizou a capacitação do Programa Pró-Egresso do Governo Estadual; e auxiliou os PcDs participaram do processo seletivo do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).

Uma delas foi Maria do Socorro Irineu, 37 anos, que tem deficiência visual e aproveitou a oportunidade e foi se candidatar à vaga de auxiliar administrativo no Hospital Regional.

Lucas Henrique Gomes Soares, 29 anos, que tem deficiência auditiva total, recebeu ajuda da técnica responsável pelo programa, Maria Elvira da Silva Alves, na conversação em Libras.

De acordo Maria Elvira, as parcerias da Sepedi com a Associação Comercial de Caraguatatuba e com o Hospital Regional foram importantes para alcançar o resultado positivo, além da captação direta junto às empresas da cidade realizada com a técnica do setor Rosana Passos.

Maria Elvira auxilia Lucas Henrique para a entrega da documentação / Foto: Divulgação/PMC

Conforme Maria Elvira, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.

“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.

Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.

A Sepedi destaca a importância da participação dos comerciantes da cidade: “Façam uma análise se a empresa possui pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. Os líderes e gestores se envolvem com ações de inclusão e diversidade? A empresa possui grupo específico para auxiliar no programa de inclusão? A firma realiza divulgação de iniciativas de valorização da diversidade nas ações de marketing? São reflexões que deixo para construirmos uma sociedade mais inclusiva a todos”, conclui a técnica.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso