Articulista & Colunista

Ser mulher, exemplo de vida

Tamoios News

Por Luiz Tadeu

Vencer na vida, alcançando seus objetivos, não é uma tarefa fácil. É preciso muito idealismo e dedicação. Assim mesmo, os obstáculos do dia a dia muitas vezes interferem para que desistamos do caminho escolhido.

Para as mulheres, este caminho é ainda mais difícil e as barreiras são ainda maiores. Não é de hoje que elas sofrem pelo simples fato de serem mulheres. No trabalho, seus salários são menores do que o dos homens e é comum que sofram preconceitos que as impedem de continuar na caminhada de “vencer na vida”.

Fico feliz quando vejo alguma mulher chegar ao cume mais alto dos seus objetivos. Valorizo ainda mais, quando sua atividade tem um grande número de homens que também buscam o mesmo objetivo. Falo de Eliane Nikoluk Schachetti, uma mulher que, em mais de cem anos da história da Polícia Militar no Vale do Paraíba e região, tornou-se a primeira a ocupar o cargo de Comandante da corporação de toda esta importante região que inclui também o Litoral Norte.

A coronel Nikoluk, como é conhecida, passou por momentos muito difíceis durante os seus vinte e cinco anos de carreira militar. Logo nos primeiros anos, quando uma das suas filhas ainda era bem pequena, precisou ausentar-se de casa por vinte dias em uma importante operação da Polícia Militar. Ao retornar, qual não foi sua surpresa quando sua filha correu para os braços da babá, chamando-a de mãe. Isto a fez estremecer e pensou até em desistir da sua profissão.

Mas não foi só. Filha de um oficial militar também da PM, ela teve seu pai assassinado por marginais em São Paulo, na porta de casa. Este fato a abalou profundamente e ao contrário do que poderia acontecer, a motivou ainda mais para seguir no caminho que havia escolhido.

Enfim, só tenho elogios para alguém que consegue superar as maiores adversidades para alcançar aquilo que sempre buscou, exercendo com dignidade e competência o comando de 3.500 homens e mulheres que compõem a Polícia Militar do Estado de São Paulo em nossa região.

Alguns podem até dizer que isto é decorrente do empoderamento (detesto este termo) da mulher nos nossos dias. Penso diferente. Isto é consequência da busca incessante, do idealismo, de muita força de vontade e certamente, da grandeza de saber abrir mão de algumas coisas do dia a dia.

Parabéns coronel Nikoluk, sua vida serve de exemplo.

Deixe um Comentário