Cidades Geral

Serramar Shopping atrai novos investimentos e se consolida como polo econômico regional

Tamoios News
Imagem/Serramar Shopping

Em um cenário de desafios para o varejo físico no Brasil, o setor de shopping centers tem exigido estratégias cada vez mais robustas para atrair consumidores em um cenário de mudanças no comportamento de compra, avanço do e-commerce e obstáculos econômicos.

No entanto, o Serramar Shopping, um dos principais empreendimentos comerciais da região do litoral norte paulista, encerrou 2025 com resultados expressivos, acima da média nacional, reforçando seu papel como uma engrenagem de desenvolvimento econômico, gerando mais empregos e sendo um hub de multisserviços para moradores e turistas.

Ao longo do ano, o empreendimento recebeu aproximadamente 4 milhões de visitantes, número que representa um crescimento de 34,9% em relação a 2024. No mesmo período, as vendas avançaram 13%, superando a média do setor, marcado por ajustes no consumo, maior seletividade do público e disputa acirrada com lojas online.

Dados da plataforma Iflux, uma ferramenta de inteligência de mercado para shoppings centers, indica que, no quarto trimestre de 2025, o fluxo de pessoas em shoppings brasileiros apresentou recuo médio de 3% na comparação anual, com desempenho negativo mais acentuado em outras regiões do país.

Na contramão desse movimento, o Serramar Shopping registrou um crescimento de 10% em dezembro, em comparação com o mesmo período de 2024.

O centro de compras manteve sua trajetória de crescimento, impulsionado por estratégias de investimentos, ampliação de mix de lojas, melhorias estruturais e fortalecimento da experiência presencial.

 Infraestrutura moderna, confiança no empreendimento e serviços integrados

Parte desse desempenho está relacionado à chegada e consolidação de novas marcas. Em 2025, o shopping inaugurou operações como Gelato Borelli, Life by Vivara, Giraffas, Hope Duo, World Tennis, Miami Place e Blue Point Lavanderia, além de novos quiosques, como Nutty Bavarian, Chilili Doceria, Fun Photo Booth e Catraca Self Chopp. A ampliação da Praça de Alimentação também trouxe operações inéditas à cidade, como Montana Grill e Pizza Hut.

No mesmo ano, ocorreu a expansão da Unitau, com a entrega de uma nova sala de anatomia, sala para simulador de ambulância, espaço de convivência e auditório com capacidade para mais de 300 pessoas.

A integração entre turismo e serviços essenciais foi fortalecida com a chegada do primeiro hotel internacional da região litorânea, o Hampton by Hilton, que conta com uma estrutura com 175 acomodações, piscina com vista para o mar, academia, auditório e espaços destinados para eventos ou reuniões.

O crescimento recente do shopping também foi impulsionado por um amplo pacote de investimentos em infraestrutura, incluindo expansão do estacionamento para mais de 2.100 vagas, melhorias na iluminação e nos acessos, além da revitalização viária com nova pavimentação, sinalização e sistemas de automação. Internamente, o empreendimento também passou por reformas, como a modernização dos banheiros e o retrofit do sistema de climatização da Praça de Alimentação. Também foram realizados investimentos em treinamento e desenvolvimento das equipes, com objetivo de elevar o padrão dos serviços prestados e garantir a melhor experiencia para o cliente.

Nas primeiras semanas de janeiro, o shopping já iniciou o ano com novidades para o público. A expansão da Americanas traz uma diversidade ainda maior de produtos, e em breve o DHA SpaH chega oferecendo serviços de autocuidado e bem-estar.

 Fortalecimento do turismo

A projeção regional do segmento de turismo ocorreu por meio da realização de grandes eventos esportivos, como o Campeonato Panamericano de Beach Tennis, que posicionou o Litoral Norte no cenário esportivo internacional, com a participação de mais de 500 atletas de 17 países, além do Campeonato Paulista de Vôlei de Praia. Um dos objetivos do empreendimento é continuar atraindo competições desse porte para a região, ampliando ainda mais o fluxo de turistas e impulsionando a economia local.

Fonte: Serrramar