Cidades São Sebastião

Servidores da Educação de São Sebastião entram em Estado de Greve contra possível retorno das aulas presenciais

Tamoios News

Decisão foi tomada durante assembleia do Sindserv que também aprovou a realização de dois atos públicos nos dias 11 e 18 de agosto

Os trabalhadores da Educação da Prefeitura de São Sebastião declararam Estado de Greve frente à iminência do retorno às aulas presenciais em meio a pandemia do novo Coronavírus. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Servidores (Sindserv), realizada ontem, quarta-feira (5/8), de forma virtual, com o objetivo de garantir a preservação da saúde e da vida dos profissionais e da comunidade em geral, em decorrência da disseminação da doença.

Além do Estado de Greve, notificado à prefeitura pelo Ofício Sindserv 89/20, os servidores da Educação junto ao Sindicato irão realizar dois atos públicos. O primeiro será uma carreata “Aulas presenciais sem vacina é chacina”, no dia 11/8 (terça-feira), com encontro inicial às 9h30, na Rua da Praia, no Centro, em seguida terá uma parada na Seduc, onde cada trabalhador irá expor um cartaz, de forma a garantir o distanciamento social.

O segundo ato público será em Boiçucanga, no dia 18/8 (terça-feira), com início às 16h30 na Praça Elpidio Romão Teixeira, próximo a Escola Walkir Vergani, com cada trabalhador expondo um cartaz e garantindo o distanciamento social e, em seguida, carreata “Aulas presenciais sem vacina é chacina” pela Costa Sul.

De acordo com o Sindserv, também será feito um abaixo-assinado virtual pelo não retorno presencial das aulas, que será encaminhado à Prefeitura, à Secretaria de Educação e à Diretoria de Ensino.

O Departamento Jurídico do Sindserv também está tomando todas as medidas legais cabíveis para acionar os órgãos competentes em prol do não retorno às aulas presenciais enquanto perdurar a pandemia.

A diretoria do Sindserv ressalta que ao ver os dados do novo Coronavírus no Brasil é absurdo pensar na volta às aulas, pois a pandemia segue sem políticas públicas efetivas para conter a disseminação. “Iremos somar todos nossos esforços para evitar o contágio da comunidade escolar e suas famílias. É um risco imensurável para toda a população. Sem contar que a maioria das escolas não tem estrutura física, materiais, equipamentos e quantidade de profissionais necessários para garantir a segurança de todos em qualquer tipo de retomada”, afirma a presidente do Sindserv, Cristiane Leonello.

Ainda segundo o Sindicato, os servidores irão se reunir em nova assembleia, no dia 20 de agosto, para organização dos trabalhadores e próximas ações.

Ato Nacional

Também foi aprovada a participação dos servidores públicos da Prefeitura de São Sebastião no ato nacional “Em defesa da vida e em defesa do emprego”, que ocorrerá em todo o país no próximo dia 7 de agosto (sexta-feira). Em São Sebastião, o Fórum dos Sindicatos do Litoral Norte Paulista convoca todos os trabalhadores para o ato que será realizado a partir das 6h30, em frente ao portão principal do Terminal Almirante Barroso (TEBAR – Petrobrás), na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Centro.