Política

Sessão da Câmara tem atraso e CEI é aberta para investigar o contrato da Ecobus

Tamoios News
Rafael César
Rafael César

O vereador Neto, que trouxe o contrato da Ecobus e Reinaldinho, que assinou pedido da CEI e fez uma pesquisa sobre o transporte na cidade

Membros da Comissão Especial de Inquérito serão escolhidos na próxima sessão

Por Rafael César, de São Sebastião

A sessão de Câmara em São Sebastião mais uma vez começou com atraso nesta semana e deixou esperando muitos munícipes que foram acompanhar os trabalhos. A presidência não conseguiu iniciar a sessão ordinária no tempo previsto por falta de quórum. Somente algumas chamadas e, quando sete vereadores foram para o plenário, é que as atividades começaram. 

Segundo o vereador Edivaldo Pereira Campos, o Teimoso (PSB), a sessão demorou a começar, porque havia a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para constatar possíveis descumprimentos de contrato pela empresa responsável pelo transporte público na cidade. Além disso, conforme justificou, outros requerimentos necessitavam de muita atenção. 

“Quando há requerimentos muito importantes, nós (vereadores) sempre fazemos uma reunião para focar e dar a atenção justa e necessária para determinadas pautas, por isso houve esse atraso”, explicou o vereador.

O processo para instalação da CEI já vinha tramitando e conta com a assinatura de cinco vereadores: Reinaldo Alves Moreira Filho, o Reinaldinho (PSDB), Gleivison Gaspar (PMDB), José Reis (PSB), Jair Pires (PSDB) e o vereador Teimoso. A comissão vai analisar o contrato concedido para a empresa prestadora de serviço de transportes público realizado pela EcoBus. 

As reclamações são muitas contra a empresa. O vereador Reinaldinho fez uma pesquisa de satisfação com mais de 100 participantes para saber a opinião da população em relação aos serviços prestados. De acordo com ele, 92 % dos entrevistados avaliaram que os serviços prestados pela empresa é ruim ou péssimo e os outros 8% acharam razoável. Dentro do dossiê formado pelo vereador há alguns tipos de reclamações como as condições dos ônibus, os atrasos nos horários e número de linhas disponíveis.

“O protesto que houve dos estudantes há três sessões não foi o único motivo de averiguação dos serviços da empresa, muitos moradores da Costa Sul e Costa Norte reclama há muito tempo destes problemas. Para mim é um total descaso. A empresa tem uma concessão de 25 anos nas mãos e não consegue cumprir com o contrato faz tempo. Temos que fazer o certo e rever tudo isso”, acrescentou Reinaldinho.

O contrato já está em posse do Legislativo para ser analisado. O vereador Onofre Santos Neto, o Neto (PHS), que tinha se comprometido em conseguir o contrato, trouxe o documento e está só esperando a formação dos membros da comissão para começar investigação, que deve levar 90 dias.

O presidente da Câmara, Luiz Antonio de Santana, o Coringa (PSD), afirmou que a os membros serão selecionados na próxima sessão. “Agora que o executivo já autorizou a abertura iremos selecionar os membros da comissão na terça-feira que vem”, complementou coringa.

Para o professor Lucelmo Lacerda, 33, que levou alunos do curso de direito para conhecer como funciona a dinâmica do poder legislativo municipal – o transporte público é algo que mexe com a indignação de muitos na cidade e também com a de seus alunos. 

“Foram muitos requerimentos apresentados na Casa hoje, porém, a questão do transporte público foi a mais importante, pois mexe muito com a população, até com meus alunos, porque muitos dependem desse serviço”, comentou.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.