Espaço reúne informações para subsidiar a gestão do litoral paulista e apresenta a base legal e os instrumentos de forma dinâmica e simplificada
Já está disponível ao público o “novo” portal do Gerenciamento Costeiro (GERCO) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), que reúne informações para subsidiar a gestão da política pública de do litoral paulista. O site, que foi ampliado, também apresenta a base legal e os instrumentos de gestão da política costeira de forma dinâmica e simplificada. O GERCO visa a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população e desenvolvimento sustentável da região.
Além das informações de zoneamento que já estavam disponíveis, agora o visitante do portal tem acesso também a informações detalhadas sobre o funcionamento e a depoimentos sobre a história do Gerenciamento Costeiro.
Entre os objetivos do portal, está a articulação de diversos fóruns e trabalhos desenvolvidos no litoral do estado, como a gestão de Unidades de Conservação, os Programas Vale do Futuro e Litoral Sustentável, e o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (PEMALM).
Na SIMA, o GERCO é conduzido pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e conta como apoio das coordenadorias de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), de Recursos Hídricos (CRHi), além da Fundação Florestal (FF).
Acesse o link: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/gerco/
Inscrições abertas para grupos setoriais
Está em andamento o processo de formação dos Grupos Setoriais do Litoral Norte e da Baixada Santista para os biênios 2021-2023. Os grupos são fóruns de discussão e desenvolvimento dos trabalhos do Gerenciamento Costeiro (GERCO), compostos por representantes do Estado, prefeituras e sociedade civil.
Para isso está aberto o cadastramento on-line da sociedade civil organizada, uma das etapas do processo de composição dos grupos. São nove vagas titulares (e nove suplentes) para a Baixada Santista e outras oito titulares (e oito suplentes) para o Litoral Norte.
As inscrições vão até 20 de outubro de 2021.
Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)