A Prefeitura de São Sebastião, por meio da SEGUR (Secretaria de Segurança Pública), Defesa Civil, Polícia Municipal, Departamento de Tráfego (DETRAF), Secretaria de Saúde (SESAU); SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros, apoiará o Simulado de Resposta à Emergência, que será realizado pela Petrobras Transporte S.A – Transpetro, nesta quinta-feira (17), no bairro Vila Amélia, onde grande parte das instalações da empresa foram implantadas, há décadas.
A SEGUR explicou que, durante o simulado, das 9h00 às 9h30, haverá evacuação de 16 residências na Rua Armando Sales de Oliveira, e de alguns funcionários da empresa, uma vez que em seu interior haverá simulação de vazamento de gás, que será “combatido” dentro do terminal (Terminal Aquaviário Almirante Barroso-Tebar), por meio da Transpetro e apoio do Corpo de Bombeiros, e, ainda, com o resgate de uma “vitima” para ser removida pelo SAMU.
Durante a simulação, a 100 metros do tanque usado na “ocorrência”, serão evacuados os imóveis, com a Defesa Civil e Polícia Municipal conduzindo os moradores até o ponto de encontro, em frente à quadra da Vila Amélia.
O Departamento de Tráfego desviará o trânsito durante todo o período do treinamento.
Rotina normal
A Defesa Civil explicou que os moradores da Vila Amélia que não estão dentro da área da simulação poderão seguir a rotina normal, por ser situação de treinamento. O órgão também pede que a população não se preocupe ao perceber a movimentação de viaturas e barulho de sirenes.
O Simulado de Resposta à Emergência vem sendo preparado pela Transpetro, com o apoio da prefeitura, desde o mês passado. No dia 11 de novembro foi realizada, inclusive, uma reunião na empresa para fazer o que é definido como “simulado de mesa”.
De acordo com a Transpetro, “o objetivo da empresa é reforçar o compromisso com relação à proteção e preservação da vida e do meio ambiente, atuando em parceria com as entidades governamentais locais, colocando-se para eventuais esclarecimentos”.
A empresa utiliza os simulados para treinar a brigada de incêndio das instalações quanto às ações que serão executadas em caso de sinistro.
Fonte: Departamento de Comunicação PMSS