O grupo de manifestantes conseguiu colher mais de 3,5 mil assinaturas para um abaixo assinado que será encaminhado ao Ministério Público
Por Rafael César, de Ilhabela
Cerca de 100 moradores, comerciantes e usuários da travessia de balsas entre Ilhabela e São Sebastião se reuniram nesta sexta -feira (7), no bolsão de embarque da balsa do lado da Ilhabela, pedindo melhorias nos serviços
O ato foi regido por apitos, buzinas e discursos em uma caixa de som. A chuva acabou dispersando alguns manifestantes, a maioria deles utilizavam ainda narizes vermelhos, simbolizando palhaços. Para os organizadores, o resultado da manifestação foi positivo e alcançou o que esperavam.
A manifestação foi pacífica e não teve nenhuma confusão. Os protestantes não impediram o andamento dos trabalhos na balsa.
“O principal problema é a morosidade das filas e as péssimas estruturas que as balsas estão tendo. Os bancos estão ruins, o acesso para deficientes também, os banheiros sujos e a falta de organização das filas são falhas notáveis no serviço da concessionária.É um movimento apolítico, e a nossa meta é que melhore imediatamente a qualidade deste serviço. Muitos comerciantes estão sendo prejudicados por isso”, comentou um dos organizadores do manifesto, Juliano Quaresma.
No momento em que ocorria o protesto existia uma lentidão de duas horas e meia, no bolsão de embarque do lado de São Sebastião. Alguns manifestante
Os organizadores conseguiram colher mais 2,5mil assinaturas para o dossiê, que já possuía 1,7mil registros. Os manifestantes fizeram uma comissão com seis representantes para entregar o abaixo assinado para um representante da Dersa, que já estava sabendo do assunto e da visita do grupo de moradores.
O abaixo-assinado, que estava disponível na internet e em dez pontos da cidade, afirma que “moradores e turistas do município de Ilhabela estão totalmente insatisfeitos com o serviço prestado pela empresa Dersa”.
No documento ainda é feita uma série de reivindicações, entre elas, o retorno imediato da balsa FB-25, início imediato de diálogo com os moradores, troca completa das embarcações a médio e longo prazo, cumprimento dos horários, melhorias nas instalações nos bolsões de embarque, inclusive banheiros apropriados, entre outras.
Segundo Marcos Cará, empresário e mais um dos organizadores do manifesto, eles foram bem recebidos na Dersa. “O representante e diretor do empresa, Valter Bárbara , nos recebeu muito bem lá. Ele protocolou nosso abaixo assinado que agora vai para o MP. Quero agradecer o apoio de todos que veio com a gente para esta luta”.
Para a aposentada, Olívia Ventura, 67, depois do manifesto as autoridades devem tomar uma providência rápida. “Eu acredito que um dia iremos ter um serviço com a qualidade que merecemos. Já fiquei várias vezes pressa na travessia, em algumas mais de duas horas. Fora a lentidão das filas, as condições do transporte são horríveis, os banheiros são ruins e os bancos são poucos”.
Já para o fotógrafo Ronald Kraag, os problemas ainda demorarão para serem resolvidos. “Depois que esse documento for para o MP, a tramitação demandará bastante tempo. A resolução não virá tão rápido como muitos estão pensando. Eu adoraria que sim, mas as coisas não funcionam assim. A Dersa tem que ter um projeto para ampliar a parte de atracação das balsas para operar melhor. Achei importante o ato hoje, apesar de tudo”.
O dossiê feito pelos moradores e protocolado pela Dersa será encaminhado para reforçar uma petição que já tramita no Ministério Público, contou Quaresma. O paulista José Maria, 75, sempre visita Ilhabela, porém, disse que deixou de vir para o arquipélago em uma temporada, por conta do movimento intenso que existe na travessia, no período de verão.
“Amo essa cidade, entretanto, essa balsa não é fácil. Nas férias o movimento é muito intenso neste trecho e não dá para ficar naquele calor esperando por muito tempo. Visito a Ilha há 15 anos, pretendo e quero completar 100 anos visitando ela. No entanto, essa balsa tem que melhorar senão isso será apenas um sonho”, concluiu José.