O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Parcerias em Investimentos, garantirá gratuidade nos transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais para todos os eleitores nos dias de votação, conforme a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que consta na Resolução 23.736, de 2024.
A medida será válida para o primeiro turno, no dia 6 de outubro, e onde houver segundo turno, no dia 27 de outubro, das 6h às 20h. Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo.
A oferta de viagens sem a necessidade de pagamento de bilhetes valerá para os transportes metropolitanos das empresas CPTM, Metrô e EMTU, assim como nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
Transporte Rodoviário
O transporte realizado por ônibus intermunicipal rodoviário, gerenciados pela Artesp, também foram incluídos na gratuidade. Nesse modal, a gratuidade será válida durante todo o dia, no primeiro turno, no dia 6 de outubro, e onde houver segundo turno, no dia 27 de outubro.
Operação dos transportes
A CPTM e o Metrô contarão com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, a operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados reforços na frota. Também haverá apoio no quadro de funcionários de atendimento nas estações.
Já na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados. A operação será monitorada e se necessário haverá reforço na frota. Para mais detalhes e consulta das programações, acesse o site ou o aplicativo da EMTU.
Bikes
Vale lembrar que aos domingos os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô e na CPTM (o mesmo procedimento vale para sábados e feriados). Já nos dias úteis (de segunda à sexta-feira), o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Fonte: Agência Brasil