Indicação foi realizada pelo vereador Carlinhos da Farmácia e entrega realizada na última sexta-feira (30)
O superintendente da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro recebeu o título de cidadão Caraguatatubense na última sexta-feira (30). A homenagem foi realizada por indicação do vereador Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia, que apontou os relevantes serviços prestados por Bosco ao município.
Natural de Taubaté, o novo Cidadão de Caraguatatuba é filho de José Fernandes de Castro e de dona Maria da Paz Castro. Em sua cidade natal, começou a carreira na Sabesp no ano de 1975, em um serviço autônomo de água e esgoto, atuando no setor eletromecânico da repartição, onde desenvolveu o gosto pela área de elétrica e pelo saneamento ambiental, tendo chegado a chefe da seção.
Em 1982, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo assumiu os serviços de água e esgotos do município de Taubaté, incorporando o SAAE e mantendo em seu quadro funcional os servidores que se destacavam. E, para melhor aproveitamento de sua capacidade e interesse, transferiu o então jovem técnico para o município de São José dos Campos.
Diante da oportunidade de crescimento profissional e pessoal, em 1985, ingressou na Universidade de Taubaté – UNITAU, no curso de engenharia elétrica/eletrônica. Como desde o início de sua carreira atua no setor de saneamento, em 1996 complementou sua formação cursando pós-graduação em engenharia sanitária. Com a sua capacidade de liderança, esteve sempre na chefia de equipes, realizou diversos outros cursos de aperfeiçoamento profissional, tais como: Curso Gestão de Resultados e da Inovação – FIA / USP; Competências Gerenciais do Harvard ManageMentor; Desenvolvimento Humano Integral – Fundação Getúlio Vargas e Desenvolvimento em Gestão de Pessoas – FIA / USP.
Caraguatatuba
Anos depois a Sabesp se reorganizou e mudou seu modelo de gestão, passando a gerenciar os municípios onde atua, divididos regionalmente por bacias hidrográficas, criando a Unidade Negócio Litoral Norte com a definição de investimentos maciços para região.
Ainda em 2008, Bosco passou a coordenar as atividades de empreendimentos da região Sudeste, ou seja, começou a cuidar somente do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sendo, logo em seguida, convidado a assumir a superintendência.
À frente da unidade Litoral Norte, teve a oportunidade de dedicar-se 100% aos quatro municípios, fixando residência em Caraguatatuba, onde, além de responsável pela gestão dos serviços de água e esgotos, tornou-se munícipe.
Em Caraguatatuba, os índices de cobertura e atendimento chegaram a níveis de países de primeiro mundo. O esgotos salta de 30%, em 2008, para 85% no final de 2015, sendo todo esgoto coletado e 100% tratado. Já o serviço de abastecimento de água, que tinha um bom nível, 83% em 2008 e, agora, 96%, teve sua melhora na capacidade de reservação e distribuição, resultando que, na alta temporada, toda população do município, bem como os veranistas e turistas, não sofreram com falta de água. Foram mais de R$ 172 milhões em obras de água e esgotos para o município.
Para Bosco, o motivo da honraria está ligada ao trabalho frente à Sabesp, o qual executa com total dedicação no desafio que é a implantação e o desenvolvimento do saneamento básico. “Receber o título de cidadão Caraguatatubense é me igualar àqueles que nasceram nesta cidade. É um presente que recebo, e se o recebo pelo reconhecimento de meu trabalho, recebo também pelo amor que tenho à cidade. Assim, confesso que me sinto merecedor e principalmente orgulhoso, de a partir de hoje ser um filho de Caraguatatuba”, comentou o superintendente.
O autor da proposta, Carlinhos da Farmácia, disse que o engenheiro Bosco dedicou mais de 30 anos da sua vida para o Litoral Norte, em especial para Caraguatatuba, por isso deveria receber a honraria. “Um profissional dedicado que ampliou e melhorou significativamente a qualidade de vida da população da cidade e ajudou muito na preservação do meio ambiente. Uma homenagem justíssima a esse grande homem”, concluiu Carlinhos.Fotos: Rosana de Castro/Sabesp