Cidades São Sebastião

Surf Para Todos atende mais de 7 mil pessoas e desembarca nas ondas de Maresias

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de São Sebastião

Com mais de 7 mil atendimentos, o Surf Para Todos, entrou nas correntes marítimas da Praia de Maresias, localizada na Costa Sul de São Sebastião, a desde quinta-feira (2/10). O programa, apoiado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e do município, oferece aulas de surf gratuitamente. O programa já passou pelas praias de Boracéia, Juquehy e Cambury.

As aulas ocorrem de quinta a domingo, sempre das 9h às 17h, com duração média de 45 minutos a 1 hora. As atividades estão divididas em fases teórica e prática, com apresentação dos materiais, regras de segurança, aquecimento e movimentos.

Podem participar interessados com idade a partir dos 6 anos, incluindo pessoas com deficiência. A inscrição pode ser feita pelo site https://surfparatodossp.com.br/ ou no local onde ocorrem as atividades.

Direcionado tanto para moradores quanto para visitantes, a iniciativa tem o propósito de incentivar a prática esportiva inclusiva, promovendo saúde, bem-estar e integração social. Além de apresentar o esporte de prancha a novos praticantes, o evento reforça a conexão com o oceano e valoriza a cultura costeira de São Sebastião.

Em três etapas em 2025 (praias da Boracéia, Juquehy e Camburi), o Surf Para Todos atendeu a mais de 7 mil pessoas. A expectativa até o fim deste ano é bater os 10 mil atendimentos.

Além disso, a iniciativa tem como um dos seus pilares a constituição de uma base de dados sobre o real impacto da modalidade na saúde mental dos seus praticantes.

“O programa está transformando vidas sobre pranchas sem competição, somente com a contemplação, com a profunda conexão com o mar e a natureza”, afirma Romeu Andreatta, presidente da Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep), entidade responsável por realizar o evento.

Já o secretário municipal de Esportes, Ubiratan Mourão, destaca que o programa não teria local melhor para ser desenvolvido. Mourão explica que São Sebastião tem no surf os seus principais atletas e a atual gestão trabalha para tornar o surf mais próximo de todos, com o intuito de mostrar os benefícios desse esporte na saúde e na formação do cidadão.

“O Surf para Todos tem instrutores locais e todo o suporte da nossa secretaria no que for preciso. São Sebastião tem uma relação histórica com o surf, e garantir que todos tenham acesso a essa prática, independentemente da condição social, é uma forma de fortalecer a cultura do surf e abrir oportunidades”, declara Ubiratan.

As atividades são totalmente acessíveis, com estrutura para atender pessoas com deficiência ou necessidades especiais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa e participativa.

As clínicas são ministradas por professores especializados que promovem uma imersão no universo da modalidade, apoiados pelos empréstimos de materiais para prática esportiva; tais como pranchas, lycras e equipamento de segurança.

A Prefeitura de São Sebastião apoia o projeto Surf Para Todos, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), reconhecendo a importância de iniciativas que promovem o esporte, a inclusão social e a qualidade de vida para a população.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião