SURFE

Surfistas do Litoral Norte disputam o Rip Curl Open no Guarujá

Tamoios News
Murilo_Coura-Foto: Fabio Maradei

A nova geração fez bonito e garantiu o show nas ondas da Praia de Pitangueiras, no primeiro dia do Rip Curl Guarujá Open de Surf. Nesta sexta-feira (9), as quatro categorias com os atletas mais novos do evento foram para o mar, definindo os primeiros vencedores da temporada na sub8, grande novidade do Circuito, petit (sub10), estreante (sub12) e iniciante (sub14).

Três dos vencedores tiveram atuações dobradas, chegando em duas finais cada um. Campeão em duas categorias no ano passado, Ryan Araújo, de Guarujá, levou na iniciante e ainda foi o terceiro na sub12. Murillo Coura, de São Sebastião, inverteu os resultados, faturando a estreante, onde é o líder do ranking paulista, e sendo o terceiro na sub14, enquanto que Kalani Robles, de Ubatuba, foi o primeiro na petit e o segundo na sub12.

kalani Robles-Foto: FabioMaradei

Entre os mais novos, Vini Palma, de Praia Grande, entrou para a história do tradicional campeonato, sendo o primeiro campeão sub8. Ele fez dobradinha com seu conterrâneo, Leo Yagi, e os dois saíram da água juntos, carregados nos ombros. Pedro Kauã e Nathan Butler, representarem bem Guarujá, chegando à final. A disputa foi uma atração à parte e contou com meninas, como Isabel Meyer e Carol Bastides e o mais novo entre todos, Raoni Rodrigues, de Bertioga, com apenas cinco anos e que terminou na quinta colocação.

“A ideia foi dar um destaque para os novos talentos, aproveitando as condições do mar, porque a partir deste sábado a previsão é que as ondas subam. O nosso foco é revelar e formar atletas nas categorias de base”, disse o presidente da Associação de Surf de Guarujá, Ademir Silva, também comemorando o local do evento, o canto direito da Praia, junto ao Edifício Sobre as Ondas, que não recebia um evento de grande porte desde 1977.

A competição segue até domingo, com finais em outras oito categorias – pro-am, júnior (sub18), mirim (sub16), feminina, longboard, master (35+), legends (45+) e stand up paddle surf. As baterias decisivas serão realizadas das 11h30 às 14h30. No sábado, o grande destaque é a Surf Trip Air Show, bateria só para convidados, marcada para o meio-dia e valendo R$ 200,00 ao autor do aéreo mais radical. Fora do mar, o evento conta com vários atrativos, como distribuição de pastéis, pelo Hortifruti e Pastelaria Guarujá, Açaí, pela Gellate, massagem, além de brincadeiras como cabo-de-guerra.

MAIOR MÉDIA – No primeiro dia de disputas, com ondas de meio metro bem formadas, a melhor performance ficou com Murillo Coura, na final da sub12. Ele abriu a bateria com um 6,83 e depois ratificou a liderança com a maior nota até o momento, um 7,67, para somar 14,50 pontos. “Foi um bom campeonato. Vim para cá como treino para o Brasileiro e estou muito feliz de ter vencido. Gosto muito de surfar aqui em Guarujá”, vibrou Murillo.

Competindo em casa, Ryan também fez bonito. Depois de ser o terceiro na sua faixa etária, ele voltou para o mar, para garantir a vitória na sub14. Sofreu uma boa pressão do santista Roberto Alves, mas conseguiu manter o posto. “Foi irado o evento. Fiquei feliz de vencer a categoria acima. Infelizmente não levei na sub12, mas sigo de cabeça erquida e querendo me recuperar na próxima”, falou o atleta.

Kalani também festejou as boas apresentações na Praia das Pitangueiras. Depois do segundo lugar na estreante, ele permaneceu no mar e garantiu o primeiro lugar na petit, numa disputa acirrada com o santista Deryc Silva (diferença de apenas 1,17 ponto). “Foi muito legal. Gostei muito do campeonato. Gostei também das ondas”, disse Kalani, agradecendo o apoio do pai, Eduardo Reco. “Muito legal ter um pai shaper e que me incentiva muito”, elogiou.

O Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019 é uma realização da Associação de Surf de Guarujá (ASG), em parceria com a Federação Paulista de Surf e Prefeitura de Guarujá, por meio da Sedel (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer). Apoios de Surf Trip, Ciasurf Surf Club, Rip Wave Surfboards, C-Four Shaper Supply, Secretaria Municipal de Turismo, Parakolo Pousada Canto do Forte, Gellate, CT Lugar ao Sol, Tidbit Alimentos Liofilizados, Fuwax, Hardcore, Colégio Don Domênico, Redfever Cross Fit, Hortifruti e Pastelaria Guarujá, Águas Cristal Litoral e FMA Notícias.

 

RESULTADOS

SUB8

1 Vini Palma – Praia Grande

2 Léo Yagi – Praia Grande

3 Pedro Kauã – Guarujá

4 Nathan Butler – Guarujá

 

PETIT (SUB10)

1 Kalani Robles – Ubatuba

2 Deryc Silva – Santos

3 Caleb Simões – Ubatuba

4 Miguel Medeiros – Guarujá

 

ESTREANTE (SUB12)

1 Murillo Coura – São Sebastião

2 Kalani Robles – Ubatuba

3 Ryan Araújo – Guarujá

4 Enzo Emídio – Guarujá

 

INICIANTE (SUB14)

1 Ryan Araújo – Guarujá

2 Roberto Alves – Santos

3 Murillo Coura – São Sebastião

4 Tierres Alves – Mongaguá