Caraguatatuba Cidades Esporte

Surfista de Caraguatatuba conquista primeiro lugar no RN

Tamoios News
Foto: Arquivo pessoal Atleta Katellyn Alves

A surfista Katellyn Alves de Oliveira, de 12 anos, foi campeã na categoria iniciante no II Pipa Long Surf Festival, realizado na praia do Madeiro, no último domingo (8), em Tibau do Sul (RN).

A jovem desbancou da prova duas atletas do Rio Grande do Norte e uma do Ceará.

“Primeiramente queria agradecer à Deus por conquistar esse pódio, foi uma competição incrível! O campeonato foi um pouco complicado de ganhar, mulheres com mais de 18 anos, eu era a mais novinha ali, mas fui pra cima, mantive meu estilo nas ondas. Fico muito feliz de trazer esse pódio pra casa” diz toda orgulhosa.

Entretanto, essa não foi a primeira vitória da jovem, que já ganhou outras duas provas, a Rei do Mágico Longboard Festival, na praia da Baleia, em São Sebastião (SP) e a Canela Seca Longboard Festival, na praia da Macumba, no Rio de Janeiro (RJ). Resultados frutos de seu esforço, que iniciou cedo no esporte. Começou a surfar aos três anos e a competir com sete, com seu pai, também seu técnico.

“Ter passado pelos obstáculos e continuar nesse caminho é muito incrível e muito importante pra mim, um sonho desde novinha”, relata a atleta, que visa se destacar como atleta profissional e divulgar cada vez mais o esporte.

Para Danilo dos Santos Oliveira a emoção é sempre dobrada nas competições. Ao mesmo tempo, pai e técnico, ele tenta aliar da melhor maneira esses dois papéis. “Dou puxão de orelha, às vezes falo mais grosso. A parte complicada é essa, ela entender que estou falando como técnico, não como pai. Mas, a cada competição, estamos nos entendendo”, diz confiante.

Inicialmente a atleta competia na modalidade pranchinha, mas, ao completar 12 anos, decidiu conhecer o Longboard e desde então vem se destacando entre os adultos e está bem colocada no ranking.

“Ela é uma menina empenhada, disciplinada. Nos treinos responde bem, está sempre buscando a perfeição da manobra. Nas competições ela vira uma gigante. A idade dela não influencia em nada com as outras competidoras. Ela é bem centrada, focada, estuda as adversárias, estuda o mar, pergunta, tá ali atenta, sempre antenada no que está acontecendo. E é isso, quando o atleta tem foco, disciplina, o resultado vem, como tá vindo pra ela”, completa Danilo, todo orgulhoso da pupila.

Katellyn também competiu na categoria Open, no II Pipa Long Surf Festival, ganhou a primeira bateria, mas acabou ficando com o 7º lugar. Focada, a atleta se prepara agora para os próximos campeonatos que acontecerão em junho no Rio de Janeiro, Sergipe e na Paraíba, respectivamente.

“Pra mim, é um orgulho, ela é muito focada sabe o que quer, cumpri com suas responsabilidades. Pra ela tem sido muito corrido escola, treino, inglês, mas ela tem conseguido dar conta de tudo com tão pouca idade. Sou muito feliz e orgulhosa pela filha que tenho”, finaliza a mãe Sabrina Alves de Oliveira.

Por Cynthia Louzada