Cidades Geral

Tamoios e Univap realizam soltura de animais resgatados na rodovia

Tamoios News

A Concessionária Tamoios e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizaram a reinserção de um Quati (Nasua nasua) e de um Mão-pelada (Procyon cancrivorus) na natureza. Os animais foram devolvidos a um ambiente seguro próximo ao local de resgate.

Ambos os animais foram resgatados às margens da Rodovia dos Tamoios com ferimentos e foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap. O Quati foi resgatado em 13 de maio de 2025 e o Mão-pelada em 29 de dezembro de 2024.

Após o período de reabilitação os animais apresentaram as condições clínicas e comportamentais necessárias para a reintrodução na natureza. A soltura das espécies foi autorizada pelos órgãos competentes do estado de São Paulo.

Participaram da soltura o biólogo e técnico responsável do CRAS da Univap, Juan Sambudio de Paula e o Especialista em Meio Ambiente da Concessionária Tamoios, Danilo Leme.

Quati

O quati é um mamífero da família do guaxinim, conhecido por seu focinho alongado e cauda longa, que vive em bandos na América, do sudoeste dos EUA até o norte da Argentina. Esses animais são diurnos, curiosos e se alimentam de uma dieta variada que inclui frutas, insetos, vermes e pequenos vertebrados. 

Mão Pelada 

O Mão Pela, também chamado de guaxinim, é um mamífero onívoro de hábitos noturnos, encontrado na América do Sul e associado a ambientes aquáticos. A lenda, comum no Vale do São Francisco, descreve uma criatura noturna de hábitos estranhos, sem pele nas mãos, que teria a capacidade de curar doenças ao sugar o sangue de uma pessoa, como reumatismo e hanseníase.