Caraguatatuba Cidades Notícias

Tartaruga aparece morta na praia do Porto Novo em Caraguatatuba

Tamoios News

Policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, durante a “Operação Piracema”, foram solicitados para realizar o resgate de uma tartaruga na praia do Porto Novo, próximo do quiosque 49.

No local os policiais ambientais identificaram o réptil sendo da espécie Tartaruga Caretta Caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda, porém, sem vida.

O animal foi recolhido pelo Instituto Argonalta, que irá fazer estudos para descobrir o motivo da morte.

Curiosidades

A espécie está ameaçada sobretudo pela captura dos ovos para consumo humano e acidentes causados pela pesca industrial.

A tartaruga-cabeçuda nada pelos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, em mares tropicais, subtropicais e temperados. Mas mesmo espalhada por uma área tão vasta, ela não está a salvo, como fica claro pelas ameaças que sofre no Brasil. Por aqui, a espécie pode ser avistada ao longo de todo o litoral.

Elas nadam em profundidades de até 200 m, mas preferem águas mais rasas, de 60 m. Na hora de se alimentar, ficam ainda mais próximas à flor d’água. Quando jovens, comem esponjas, águas-vivas, algas, gastrópodes e crustáceos. Já adultas, tendem a uma dieta mais carnívora, que também inclui outros moluscos e até peixes. Graças à sua carapaça rígida, as tartarugas-cabeçudas adultas conseguem se defender bem do seu principal predador natural, os tubarões.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200