Uma tartaruga-cabeçuda(Caretta caretta) resgatada no domingo(24), em Bertioga, está com três anzóis alojados em seu esôfago.
A tartaruga, uma fêmea com cerca de 87 quilos e 90 centímetros de comprimento, foi encontrada por populares, na Praia de Guaratuba.
O Instituo Gremar(Resgate de Animais Marinhos), que faz parte do monitoramento de Praias da Bacia de Santos, foi acionado. O Gremar monitora o trecho, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
Exames realizados nesta segunda(25) no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, constataram a presença dos anzóis no corpo do animal.
A tartaruga permanece em observação e assim que tiver melhores condições clínicas poderá passar por exame de endoscopia para a retirada dos anzóis
Monitoramento
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP/BS, foi implantado como condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA.
Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O monitoramento é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos.