Cidades Notícias Ubatuba

Teatro em Cinema, artistas encontram as saídas para a pandemia

Tamoios News

O FePet (Festival dos Pequenos Espaços Teatrais) de Ubatuba, veio crescendo desde sua primeira edição. Foram 4 anos de um festival de teatro voltado aos espaços culturais com o objetivo de democratizar e divulgar as artes cênicas. A cidade já tem mais de 16 grupos de coletivos teatrais que produziam muito e sem ou quase nenhum apoio. A terceira edição o festival conseguiu pequenos apoios, mas vitais para sua consolidação. Foram 262 artistas participantes, 47 apresentações, 14 oficinas, palestras, convidados externos e 30 pequenos espaços teatrais ou públicos espalhados por Ubatuba. Com a pandemia e com sua quinta edição já toda produzida, a equipe interrompe o festival devido a chegada da pandemia. O setor artístico, no mundo todo, foi o primeiro a parar. E aqui o litoral não foi
diferente. Trabalhadores da cultura, seja qual for o segmento, continuam parados, ou se reinventando em lives de internet. “Se pensarmos em toda a cadeia produtiva da cultura, percebemos que muita gente está de fora. Artesãos, técnicos, fotógrafos, costureiras, bilheteiros. Enfim, a lista de excluídos é grande”, comenta Cristina Prochaska.

Ubatuba conta com muito pouco incentivo cultural há mais de um ano. A importância do festival vem disso, de poder abrir portas, de trazer referências de fora, de poder dar voz aos atores e atrizes de Ubatuba e cotar com convidados como Caco Ciocler, Paulo Betti, Irene Ravache, Fúlvio Stefanini e mais de vinte artistas da cidade e do litoral norte.

O filme foi produzido quase artesanalmente, com entrevistas gravadas pelos próprios convidados e em diferentes formatos de mídia. “ Essas diferenças dão ao filme este senso estético de distância, mas isso nos une e a força dessa turma me emociona”, coloca o diretor Vittorio Colacchio.

Serviço
Estreia sábado, dia 20 às 20hrs
Local : Acesse o link do youtube – https://youtu.be/UrUPoCfNhf4
Ou entre na página da officiaArTaud

Ficha Técnica:
Direção, Roteiro e Montagem – Vittorio Colacchio e Cristina Prochaska
Trilha sonora original – Rafael Fuca Furtado
Produtora Executiva – Claudia Oliveira
Produtora Administrativa – Carol Rocha
Fotografia Adicional – Déborah Gérbera
Assistente de Produção – Isabella Prochaska Ferrari