A partir desta terça-feira (17), linhas passam a ser circulares e passageiros devem procurar estabelecimentos credenciados para adquirir passagens e recarregar cartões.
O terminal de ônibus de Ubatuba, localizado na rua Hans Staden, no Centro, teve suas atividades encerradas e não prestará mais serviço a partir desta terça-feira, 17 de junho. A informação foi confirmada extraoficialmente por funcionários da Sou Transportes, empresa responsável pelo transporte público na cidade. Dias antes do fechamento, fiscais da empresa foram vistos avisando os passageiros que usavam o terminal e alertando para que procurassem postos de venda credenciados para recargas dos cartões e compra de passagens.
O terminal concentrava linhas que faziam o trajeto bairro-centro e, com o seu fechamento, passam a ser circulares – ou seja – passam pelo centro da cidade, mas não param. Como não houve comunicado oficial à população, a partir de agora, cada passageiro precisa checar por conta própria em quais pontos poderá pegar o transporte que necessita.
A desocupação do local onde o terminal estava localizado foi solicitada pelo proprietário do imóvel, por razões contratuais. Questionada, a prefeitura de Ubatuba informou que “Diante de todos os questionamentos sobre o terminal rodoviário municipal, a Prefeitura de Ubatuba informa que realizará uma entrevista coletiva para esclarecer as dúvidas sobre o assunto. A entrevista será concedida pelo secretário de Administração, Claudinei Jerônimo dos Santos (Dinho), às 16h, na sala 6 do Gabinete da Prefeitura”.
Contrato emergencial – A Sou Transportes atua em Ubatuba por meio de um contrato emergencial que termina em julho de 2025. O processo da nova licitação ainda não foi aberto pela prefeitura e já foi alvo de denúncia no Ministério Público feita por vereadores da cidade.
A retirada do terminal de ônibus do Centro foi apontada por vereadores como um dos pontos de preocupação na prestação de serviços de transporte em Ubatuba. Além dele, também está no radar da Câmara o projeto de lei sobre o subsídio, que prevê o aumento da passagem por decreto e não por lei, ou seja, a prefeitura poderia aumentar o valor da tarifa sem o aval da Câmara.
Os serviços prestados pela Sou Transportes são alvo de críticas da população e seus representantes desde que a empresa começou a operar. Em carta aberta à população, Leo Rolim, Presidente do Conselho Diretor na FPSP – Fiscalização Popular dos Serviços Públicos, afirma que “o transporte público de Ubatuba encontra-se, há mais de um ano, operando de forma precária e improvisada, sustentado por um contrato emergencial que se arrasta sem solução definitiva. Enquanto isso, quem depende do ônibus enfrenta atrasos, superlotação, falta de informação, e agora também a ausência total de um terminal digno”.
Ele ainda chama a atenção para a demora no processo licitatório, que teve aprovado apenas em 13 de junho o projeto que estabelece o prazo de 45 dias para seu início. “Um avanço tardio, que infelizmente não resolve a urgência da situação atual”, segundo Rolim.
A falta do contrato definitivo entre a prefeitura de Ubatuba e a Sou Transportes ainda poderia resolver a diminuição do serviço aos fins de semana, alvo de inúmeras reclamações da população. “Há reduções ilegais nos horários de ônibus aos finais de semana em decorrência da falta de motoristas. A ausência do contrato e a incerteza da empresa impede o aumento de salário e a contratação de funcionários. Isso implica na redução de horários, principalmente aos finais de semana. Além disso, é claro notar a desmotivação nos motoristas todos os dias. Estão sem aumento desde a antiga empresa”, afirma Rolim.
Apesar do fechamento do terminal urbano, a Sou Transportes mantém o endereço da empresa, em seu site, como sendo Rua Hans Staden, 488, Centro, Ubatuba.
Redação/Tamoios News