Cidades Geral

Time de Caraguatatuba disputará Brasileirão de Futebol Americano

Tamoios News

A equipe masculina de futebol americano de Caraguatatuba, o Caraguá Ghostship, disputará o campeonato brasileiro no segundo semestre deste ano. Segundo a presidente do time, Erika Gobbi Orra, a equipe é a primeira do Litoral Norte e Vale do Paraíba a participar de um campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano. “É a realização de um sonho”, comemora Erika, que é apaixonada pela modalidade esportiva e está em busca de patrocinadores e apoiadores para o time que preside.

Ela conta que tudo começou há quase dez anos, em 2014, com treinos na praia sem equipamentos e apenas entre amigos. Mas em 2016 surgiu a necessidade de oficializar o time e a partir daí o Caraguá Ghostship passou a participar de diversos campeonatos e obter conquistas. “Fomos inclusive vencedores invictos da PickSix (campeonato estadual) em 2017 e vice-campeões na série prata da São Paulo Football League (SPFL, maior campeonato estadual) deste ano”, relata Erika.

Atualmente, o time treinado pelo técnico Guilherme Freires envolve 55 famílias, sendo 45 atletas e mais dez integrantes de diretoria, staff e comissão técnica. Os treinos acontecem na Praia do Aruan, ao lado do quiosque 39, às quartas e quintas-feiras, a partir das 19h30, aos sábado às 15h e aos domingo às 9h. O campo de treino fica na praia e é fácil de encontrar, já que possui as traves de field-goal, famosas no futebol americano, em formato de Y.

A presidente do time explica que a equipe está em busca de patrocínio para participar dos campeonatos e levar o nome de Caraguatatuba para outras localidades. “Como nossos atletas pagam mensalidade simbólica, necessitamos de ajuda com uniformes, transportepara viagens e aquisição de equipamentos para os treinos.”

Erika acredita que o futebol americano, como qualquer outro esporte, é agente transformador do indivíduo na sociedade. “Esporte coletivo trabalha união, respeito à hierarquia, coordenação, agilidade, estratégia de jogo e dinâmica de equipe, facilmente aplicados no dia a dia da pessoa. Nossa missão é trabalhar corpo e mente dos atletas, para que possamos conscientizar a população da importância do esporte na sociedade e os benefícios que o mesmo reflete dentro e fora dos campos”, explica.

Parte da equipe do Caraguá Ghostship que vai brigar pelo título brasileiro já está formada e no próximo dia 08 de julho, às 14h, acontecerá a seletiva para captação de novos atletas. A seletiva será realizada no campo de treinamento na Praia do Aruan e todos estão convidados. Segundo Erika, o futebol americano é um esporte inclusivo, que admite todos os biotipos. Para participar da seletiva basta ter acima de 16 anos, levar chuteira e água.

Sobre as datas dos jogos do Brasileirão que serão sediadas em Caraguatatuba, a presidente informa que o time vai a campo no dia 20 de agosto, na 2ª rodada, competindo com o time Assis Captains. Já no dia 10 de setembro acontece a 3ª rodada contra o time Six Spartans.

Fora estes sediados em Caraguatatuba, ainda há mais dois jogos. Um acontecerá em Londrina, no dia 06 de agosto, e outro em São Paulo, no dia 15 de outubro. Cidades do país inteiro competirão pelo troféu no campeonato que terá início no próximo dia 15 de julho.

Perfil da equipe no Instagram: http://www.instagram.com/caraguafootball

Por Renata Takahashi / Tamoios News