O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, foi eleito nesta quinta-feira (10/7), presidente do Consórcio Intermunicipal Circuito Litoral Norte de São Paulo, entidade que reúne os cinco municípios da região com foco no fortalecimento do turismo regional. A nova diretoria terá ainda o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, como vice-presidente, e a prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, como secretária.
A eleição foi realizada no auditório da Fundação Cultural de Caraguatatuba e reforça o compromisso conjunto dos municípios em ampliar os resultados do setor turístico, um dos principais motores da economia local.
Criado oficialmente em 2019, o Circuito Litoral Norte atua de forma integrada com o Governo do Estado, Ministério do Turismo, EMBRATUR e entidades como SEBRAE, ABAV, ABIH e UNEDESTINOS. A iniciativa tem gerado importantes conquistas para a região, como a criação de rotas turísticas, gastronômicas, culturais, de ecoturismo, turismo náutico e religioso.
“Agradeço a confiança dos prefeitos da nossa região. Vamos trabalhar unidos para fortalecer ainda mais o turismo do Litoral Norte, buscando investimentos, ampliando a promoção do nosso destino em nível nacional e internacional, e qualificando o setor para gerar mais emprego e renda. Turismo forte é sinônimo de cidade mais próspera”, destacou Toninho Colucci.
Entre as metas da nova gestão estão o aumento da taxa de ocupação média no Litoral Norte em 10% – (taxa média anual de 51,42%) para 59,13% e o aumento do ticket médio do Litoral Norte em 10% – (de R$ 499,81) para R$ 574,78. O consórcio também atuará na captação de recursos para infraestrutura turística, com foco em estruturas náuticas e rotas cênicas.
“Temos uma região com um potencial turístico imenso e precisamos explorar isso de forma sustentável, integrada e inteligente. A nova diretoria do Consórcio está comprometida com resultados concretos e com a valorização de tudo o que o Litoral Norte tem de melhor”, afirma Colucci.
Além de presidir o Consórcio do Litoral Norte, Toninho Colucci também lidera o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN), que reúne os 39 prefeitos da região e representantes do Governo do Estado. O colegiado atua na articulação de políticas públicas para áreas como transporte, habitação, saneamento e desenvolvimento econômico.
Colucci também é presidente da Abramt, onde defende os interesses dos municípios produtores de petróleo e gás, com foco na proteção dos royalties e fortalecimento da entidade.
“Nosso trabalho na RMVale-LN e na Abramt tem o mesmo propósito: promover desenvolvimento com responsabilidade e melhorar a vida das pessoas”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Impensa