O Prefeito de Ilhabela e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN), Toninho Colucci, participou nesta segunda-feira (21) de uma importante reunião em seu gabinete, para tratar das demandas e desafios relacionados ao Porto da cidade, cuja operação impacta diretamente a vida da população de toda a região.
O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre lideranças locais sobre o desenvolvimento sustentável da atividade portuária e sua integração com os municípios vizinhos.
Participaram da reunião o vice-prefeito de Ilhabela, João Pedro Reale Colucci; o chefe de gabinete, Luizinho Faria; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (ACESS), Fernando Aguiar; o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião, César Sant’ana; o diretor do Sindicato da Estiva, Maurício Bersani; e o presidente do Comitê de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião (COMPORTO), Felipe Zangado.
“Trata-se de uma pauta estratégica que exige diálogo, planejamento e cooperação entre os municípios. O Porto de São Sebastião é uma estrutura fundamental, mas precisa estar alinhado com os interesses regionais, especialmente em áreas como mobilidade, meio ambiente, turismo e geração de emprego”, destacou Colucci.
O Porto de São Sebastião atualmente gera cerca de 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, sendo uma das principais fontes de atividade econômica da região. Segundo o prefeito, esse potencial precisa ser melhor aproveitado, com investimentos e planejamento conjunto entre Estado e municípios.
Como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN), que reúne os 39 prefeitos da região e representantes do Governo do Estado, Colucci afirmou que levará as demandas ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e também ao Governador Tarcísio de Freitas. A RMVale-LN atua na articulação de políticas públicas integradas em áreas como transporte, habitação, saneamento e desenvolvimento econômico.
“A integração entre Porto, cidade e região precisa ser permanente. Vamos continuar defendendo os interesses da nossa região”, concluiu Colucci.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela