O DER liberou o tráfego de veículos no Km 118 da rodovia Rio-Santos, em São Sebastião, entre 8 e 9 horas desta segunda. A liberação é apenas para veículos que se destinam do norte(Caraguá) em direção ao centro de São Sebastião.
A informação foi dada pelo prefeito Felipe Augusto através das redes sociais. Segundo o prefeito, após esse período, os geólogos do IG(Instituto Geológico) farão uma nov a vistoria no trecho.
Felipe Augusto informou que a encosta no Km 118 continua muito instável, sujeita a novos deslizamentos. O DER e a secretaria de Serviços Públicos contaram com o apoio do Exército para fazerem a contenção no local.
O Km 118, na Praia das Cigarras, foi atingido por um deslizamento de barreira no fim de semana e desde então está interditado. Apesar dos serviços feitos no local o tráfego somente será restabelecido após liberação dos geólogos.
Na minha opinião, duas são as razões para acontecer tantos deslizamentos neste trecho da SP-55 entre as Cigarras e a Figueira ultimamente – especulação imobiliária nos morros neste trecho intensificada nos anos 80 e 90. Outra, a obra do contorno, principalmente os túneis, localizados próximos do local do deslizamento ocorrido. Todas as autoridades negam isso, mas não sai de minha cabeça, pois o aumento destas ocorrências coincide com o período da construção desta obra. Tudo concorre para a instabilidade dos morros.