Cidades São Sebastião

Transpetro e Instituto Limpa Brasil promovem Dia Mundial da Limpeza nesta quarta-feira (17) em São Sebastião

Tamoios News
Imagem/Transpetro

Praias, praças, rios, mangues, faixas de dutos e comunidades de norte a sul do país se preparam para uma ampla mobilização em prol do meio ambiente. No Dia Mundial da Limpeza — data reconhecida pela Organização das Nações Unidas, a Transpetro e o Instituto Limpa Brasil realizam atividades em 37 municípios, distribuídos por 20 estados e o Distrito Federal. A iniciativa será conduzida em todos os estados onde há operações da Transpetro. Em 2024, mais de 1,2 mil toneladas de resíduos foram coletadas pela mobilização.

Entre os dias 16 e 20 de setembro, mutirões de limpeza ocuparão espaços públicos e turísticos em todas as regiões do país. Na cidade de São Sebastião (SP) o mutirão será realizado nesta quarta-feira (17), a partir das 9h00, na Praia do Porto Grande (em frente à Rua Ítalo Nascimento).

Os resíduos sólidos coletados em todas as ações serão descartados de forma adequada. Materiais recicláveis serão encaminhados a associações de catadores e recicladores, contribuindo para a economia circular e gerando renda para comunidades locais. A iniciativa também conta com o apoio de empresas municipais de limpeza urbana.

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, destaca a ampliação da ação, já realizada em 2024, para este ano, o que reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

“Em 2025, estamos levando o Dia Mundial da Limpeza para todas as localidades onde atuamos, assumindo uma posição ativa na agenda ambiental. Queremos mobilizar dezenas de cidades em uma iniciativa que une responsabilidade social e participação comunitária. Com presença nacional, reafirmamos que o cuidado com o meio ambiente é parte central da nossa atuação”, explica Bacci.

A diretora-executiva do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Muniz, relembra a grandiosidade das ações do ano passado e destaca o caráter coletivo da mobilização. Em 2024, o Instituto Limpa Brasil e seus parceiros, incluindo a Transpetro, mobilizaram mais de 618 mil pessoas, resultando na remoção mais de 1,2 mil toneladas de resíduos em mais de mil ações de limpeza.

“O Dia Mundial da Limpeza representa a força da colaboração entre sociedade civil, empresas e instituições. Os resultados mostram que, com propósito e união, é possível gerar impacto real. Engajar comunidades e, especialmente, os jovens, é fundamental para consolidar uma cultura de responsabilidade ambiental”, enfatiza Edilainne.

Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025

Como parte da campanha, estão abertas as inscrições do Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, patrocinado pela Transpetro, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Instituto Limpa Brasil. A iniciativa convida pessoas não profissionais, com mais de 12 anos, a registrarem ações de cuidado com o meio ambiente durante os mutirões. As 15 imagens finalistas serão exibidas na COP30, em Belém (PA).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de setembro no site http://www.limpabrasil.org, onde também está disponível o regulamento completo.

Fonte: Transpetro