O programa Saúde a Bordo, iniciativa que tornou a Transpetro a pioneira na América Latina a implantar um sistema próprio de telemedicina em embarcações, receberá uma certificação de excelência técnica da sociedade classificadora American Bureau of Shipping (ABS), durante a Navalshore, evento que reúne representantes do setor marítimo entre os dias 19 e 21 de agosto, no Expomag, no Rio de Janeiro. Aliando tecnologia de ponta e protocolos de saúde, o programa garante atendimento on-line de qualidade à tripulação dos navios e oferece aos comandantes mais segurança em casos de emergência médica durante a navegação.
Chamada notação de classe, a certificação de excelência técnica será concedida durante a cerimônia de abertura do evento, na terça-feira (19), pela ABS, empresa reconhecida pela Autoridade Marítima Brasileira. A certificação será entregue ao presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, pelo diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios da ABS na América do Sul e Caribe, Alex Albuquerque.
“O cuidado com as pessoas é um valor para a Transpetro. Investimos continuamente em soluções que promovam saúde, bem-estar e segurança física e psicológica para nossos trabalhadores e trabalhadoras. O programa Saúde a Bordo é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser usada para proteger as vidas daqueles que enfrentam os desafios do mar e reforçar nosso compromisso com uma operação segura e humana”, afirma Bacci.
A notação de classe ocorre após inspeção técnica no navio Machado de Assis, realizada pela ABS no início de agosto, quando a classificadora confirmou que a Transpetro adota padrões internacionais em comunicação, equipamentos médicos, segurança de dados e protocolos de atendimento remoto — fundamentais em situações de acesso limitado a atendimento médico.
“O reconhecimento por uma entidade externa comprova nosso pioneirismo em ações essenciais para a saúde e o bem-estar dos marítimos. Além da estrutura disponível nos navios, nossa equipe médica sediada no Rio de Janeiro fica disponível 24 horas por dia para atender remotamente a tripulação da nossa frota. O mais importante para nós é garantir segurança e qualidade de vida no mar. As pessoas são o principal ativo da Transpetro”, afirma o gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Transpetro, Raildo Viana.
Guia de referência
Aplicado em todos os 26 navios da frota própria da Transpetro, o programa foi considerado tão inovador que a ABS utilizará o modelo de telemedicina a bordo da empresa para elaborar um guia de referência que será disponibilizado gratuitamente para empresas marítimas de todo o mundo no site da classificadora.
O guia de referência apresentará o passo a passo do sistema de telemedicina em navios e servirá para as empresas em futuras concessões de notação de classe na área de saúde. O documento e a notação foram desenvolvidos seguindo os padrões da Associação Internacional de Sociedades de Classificação (IACS), organização internacional que reúne as principais sociedades de classificação do setor marítimo.
Entre os critérios atendidos pela Transpetro para a obtenção da notação de classe estão: videoconferências em tempo real com profissionais de saúde, equipamentos de diagnóstico, conectividade de internet confiável, prontuário eletrônico certificado e captura de imagens em alta resolução para diagnósticos precisos.
“O procedimento reforça o compromisso com a inovação na telemedicina a bordo de ativos marítimos e offshore. É a primeira vez na América Latina que um armador contribui para que uma sociedade classificadora desenvolva um guia de excelência sobre o tema. O sistema traz benefícios aos tripulantes, garantindo atendimento on-line de qualidade e oferecendo ao comandante mais segurança para decidir sobre desvios de rota em casos de emergência médica”, destaca Alex Albuquerque.
Tecnologia que salva vidas
O Saúde a Bordo alia tecnologia de ponta e protocolos de saúde. Em casos de intercorrências, o navio aciona o Núcleo de Atendimento a Emergências (NAE), localizado na sede da Transpetro, no Rio de Janeiro, que funciona ininterruptamente com um médico emergencista dedicado. A partir da análise remota, o médico define o tratamento ou, em casos críticos, indica o desembarque do paciente.
A concepção do projeto considerou as características da frota da Transpetro que, além de atuar na cabotagem brasileira, possui mais de 50% dos seus navios operando em longo curso, viajando por vários países pelo mundo durante períodos extensos.
A Transpetro na Navalshore 2025
Patrocinadora master da maior feira marítima da América Latina, a Transpetro marcará presença no evento com um estande exclusivo, apresentando iniciativas em eficiência energética, inovação tecnológica e sustentabilidade no setor naval. Entre as atrações, haverá um simulador de navegação 180°, um jogo imersivo sobre navegação sustentável, sessões de cinema e três palestras diárias com especialistas em temas como descarbonização, inteligência artificial e saúde embarcada.
Sobre a Transpetro
Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.
Petrobras Transporte S.A. – Transpetro
Assessoria de Imprensa
Av. Presidente Vargas, 328, Centro
Rio de Janeiro, RJ – Brasil – CEP: 20.091-060
Tels: +55 (21) 99700-6775
imprensa.transpetro@transpetro.com.br
Fonte: Transpetro