A travessia de pedestre na ligação entre São Sebastião e Ilhabela feita através de catamarãs deve ser iniciada apenas no final do ano e com apenas uma embarcação, a LS-02. Os pieres de atracação dos catamarãs não foram concluídos e os catamarãs devem utilizar os mesmos pieres onde atracam as balsas. O número de balsas na travessia deve ser ampliado para oito somente em janeiro.
A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A informou que a lancha LS-02, atualmente sendo reformada, tem previsão de ser disponibilizada para o serviço da nova travessia de pedestres entre São Sebastião e Ilhabela até o fim do ano.
Já os trabalhos de remodelação da lancha LS-04 foram 50% concluídos, porém a empresa que realizava a reforma não cumpriu com as obrigações legais e, portanto, teve o seu contrato rescindido. Outra empresa classificada na licitação foi convocada, mas não atendeu aos requisitos exigidos em edital. Sendo assim, um novo processo licitatório será aberto para o prosseguimento da reforma, que deverá ser concluída durante a temporada de verão.
As duas embarcações irão operar, inicialmente, nos flutuantes utilizados atualmente pelos ferryboats.
A oitava balsa, que vai completar a frota da Travessia, a FB-20, segue em processo de reforma e modernização e estará disponível na primeira quinzena de janeiro de 2019.
Achei tudo muito bom e continua assim para sempre.