Dersa Transporte Coletivo

Travessia feita em Catamarã agrada moradores, veranistas e turistas

Tamoios News

O transporte de pedestres por catamarã, implantado pela Dersa na travessia São Sebastião/Ilhabela, tem merecido elogios dos usuários, entre eles, moradores, veranistas e turistas. Com o catamarã, as balsas podem transportar mais carros e a travessia fica mais rápida. O uso da embarcação também colabora para a redução do número de veículos na ilha.

Por Salim Burihan

A iniciativa da Dersa, de colocar catamarãs exclusivos para o transporte de pedestres na travessia São Sebastião/Ilhabela tem sido elogiada. Quem já utilizou o serviço, fez questão de elogiar. Por enquanto, apenas uma embarcação está fazendo o transporte dos pedestres, mas a Dersa deverá colocar mais um catamarã na travessia. A embarcação LS-04 está sendo reformada e assim que ficar pronta entrará em operação.

Em doze dias de operação, a LS-02, que começou a operar no dia 19 de janeiro, já fez o transporte de 15.206 pedestres e de 2.798 ciclistas. A viagem de catamarã é rápida, cerca de 15 minutos e confortável.

Os horários das operações do catamarã: de 2ª a 6ª e feriados: 8h às 10h / 12h às 15h / 16h às 20h; e, aos sábados e domingos: 8h às 10h / 12h às 15h / 16h às 18h. Segundo a Dersa, esses horários podem sofrer alterações em razão de eventos ou demanda elevada

O uso do catamarã, na travessia, agilizou as operações das balsas e aumentou a capacidade delas. Antes, como as balsas transportavam também pedestres e ciclistas, os carros tinha que aguardar a entrada deles antes de acessar as embarcações.

Havia também um limite no transporte de carros, por causa da presença dos pedestres e ciclistas. Sem pedestres e ciclistas aumentou em 30% a capacidade das balsas e ficou mais rápido o embarque e desembarque dos veículos.

O uso do catamarã será gratuito por um período de quatro meses, depois será definida uma tarifa, que poderá ou não, ser subsidiada pelo Estado e municípios de São Sebastião e Ilhabela. essas questões ainda serão definidas pela Dersa e prefeituras das duas cidades.

Elogios

Quem já utilizou o serviço, gostou e elogiou. “A embarcação oferece conforto, como ar condicionado, bancos confortáveis e uma viagem tranquila. Gostei muito”, comentou o turista de Campinas, Walter da Silva.

Ele disse que antes ia até a ilha de carro, pagava a balsa, perdia muito tempo na fila, na ida e na volta, mas que com o catamarã, a travessia ficou mais rápida e econômica, pois a travessia é gratuita.

“Acredito que quando o aquabus entrar em serviço, vai ficar ainda mais interessante para os turistas. Pois a gente atravessa de catamarã até a ilha e com o aquabus poderemos ir as praias e a vila”, comentou.

Com relação ao aquabus, investimento de cerca de R$ 4,5 milhões feito pela prefeitura em 2015, ainda não se sabe quando as embarcações devem entrar em operação na ilha.

Aquabus, investimentos de R$ 4,5 milhões pela prefeitura, permanecem sem uso

 

Segundo a prefeitura, as embarcações estão em uma marina de Caraguá e devem passar por reforma, antes de entrarem em operação. Não se sabe ainda quando isso ocorrerá.

Rosangela Rodrigues, de São Paulo, também aprovou a iniciativa da Dersa. “Deixo o carro em São Sebastião, vou de catamarã, a viagem se transforma em um passeio agradável, pois não existe aquele barulho infernal dos motores da balsa e na ilha pego um taxi até a vila”, contou.

O ciclista Beto Soares, de Caraguá, curtiu o catamarã no domingo passado. Ele fez um passeio de bike com os amigos até a ilha. “Foi bem bacana. Levamos a bike, fizemos um passeio pela ilha e no final da tarde retornamos. Gostei de usar o catamarã. É muito confortável e tem ar condicionado”, comentou.

Catamarãs

A DERSA pretendia usar inicialmente dois catamarãs na travessia São Sebastião/Ilhabela, mas uma das embarcações, a LS-04, ainda se encontra em reforma.

Os catamarãs LS 2 e LS 4 foram adquiridos pelo Estado em 2012. O LS 02 custou, na época, R$ 6,7 milhões. A embarcação, apelidada de “Sereia”, tem capacidade para 370 passageiros, é fechada e equipada com ar condicionado, possui poltronas com encosto de cabeça e aparelhos de TV.

Construída em fibra de vidro, utilizada em aviões de grande porte, a LS 02 possui casco duplo, o que garante navegação com maior estabilidade. A LS 02, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), tem 29,50 metros de comprimento, 9,50 metros de largura e 2,70 metros de altura.

A embarcação foi utilizada na travessia Santos/Vicente de Carvalho, pertencente ao Sistema de Travessias Litorâneas da DERSA. Em 2017, passou por serviços de reforma, modernização, translado e docagem da embarcação de passageiro e renovação do Certificado de Segurança da Navegação (CSN).

A LS 4 foi construída em 2013, também tem capacidade para 370 passageiros e 50 bicicletas. A embarcação, que ainda não recebeu “apelido”, também operava desde 2013 na travessia entre santos e Vicente de Carvalho, no Guarujá.

As duas embarcações são mais leve que as utilizadas até 2011 na travessia de passageiros pela DERSA. A LS 2 é equipada com motores de menor potência e consome menos combustível. A manutenção é feita em prazo menor que o das embarcações anteriores.

O embarque e o desembarque de passageiros é muito fácil  e mais rápido. O legal é que ela possui acesso separado para pedestres e ciclistas. O bicicletário da LS-0 2 tem capacidade para 50 bicicletas.

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