A Travessia São Sebastião/Ilhabela registrou queda de 66% no tempo de embarque durante o Carnaval + Seguro 2020. Os usuários contaram com nove embarcações, sendo sete balsas para veículos e duas lanchas para passageiros.
Neste feriado, comparando-se com o mesmo período do ano passado, o tempo para embarcar não passou dos 30 minutos, o que é considerado padrão para a travessia. Em 2019, a espera chegou a três vezes mais – 90 minutos.
Se comparado com o Carnaval de 2018, a melhora do desempenho do serviço é ainda mais significativa: redução de 87,5% no tempo máximo para embarque. Em 2018, os usuários chegaram a aguardar 240 minutos na fila.
Mais de 78 mil usuários utilizaram o sistema nos seis dias da Operação, um aumento de 5% em relação ao movimento de 2019.
Resultados positivos na travessia São Sebastião/Ilhabela já tinham sido registrados no Natal e no Ano Novo, quando o desempenho foi o melhor dos últimos anos.
Desempenho geral
Em comparação com o período de Carnaval do ano passado, os usuários das Travessias Litorâneas tiveram, no feriadão deste ano, menos espera nas filas para embarcar em um dos oito serviços espalhados pelo litoral paulista. No geral, a redução no tempo máximo para embarque foi de 60% (150 minutos em 2019 contra 60 minutos neste ano). Em 97% do período (21/2 a 26/2) os sistemas operaram com tempos de embarque dentro dos padrões e em apenas 3% do período esses tempos estiveram elevados. Se considerarmos os picos dos tempos elevados, eles representaram apenas 1,8% de todo o feriado prolongado.
Novo Programa de Reformas e Manutenções – O programa, implantado pela atual gestão, já recuperou e entregou 11 embarcações da frota da DERSA, entre balsas e lanchas, reforçando todos os sistemas e ampliando a capacidade operacional. Ainda neste verão, será entregue mais uma balsa e as manutenções seguem ampliadas, sendo realizadas 24 horas por dia.
Estrutura e Monitoramento – A Operação Carnaval + Seguro nas Travessias Litorâneas contou ainda com 30 Painéis de Mensagem Variável (PMV´s) que auxiliaram os usuários, fornecendo informações em tempo real sobre as travessias, além de mensagens educativas. O Centro de Controle Operacional (CCO) operou 24 horas por dia, fornecendo previsões horárias da demanda de usuários e veículos, além de fazer o acompanhamento da entrada e saída de navios no canal do Porto. O CCO dispõe de 133 câmeras instaladas nas oito travessias.