Os investimentos realizados em Ilhabela na infraestrutura turística, reforma dos espaços públicos, fomento aos eventos culturais, gastronômicos e esportivos, além do forte trabalho da promoção do destino, fazem de 2022 o melhor ano para o setor do turismo nos últimos 10 anos.
De acordo com os dados apurados pelo Observatório de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, a taxa de ocupação média da hoteleira aos finais de semana foi de 72% no período de janeiro a agosto deste ano. A projeção é que a hotelaria feche o ano com taxa média acima de 77%. Esta é a primeira vez que Ilhabela registra este resultado desde o início da série histórica, iniciada em 2011.
O fluxo de turistas também teve bons resultados. No acumulado do ano até o dia 31 de agosto, Ilhabela recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes a lazer. Esse número é 20% maior que o fluxo de 2021 e 11% maior que em 2019, período pré-pandemia.
Outros índices a serem comemorados são o aumento do faturamento das empresas e da arrecadação municipal. O faturamento das empresas prestadoras de serviços turísticos do município já é 60% maior do que os oito primeiros meses de 2019. A arrecadação municipal também sentiu este aumento, com elevação de 65% em relação ao mesmo período.
“Estes resultados mostram todo o nosso esforço na retomada turística e econômica da cidade. Trabalhamos de forma intensa, recuperamos o turismo do município e retomamos o calendário de eventos. Promovemos também cursos de qualificação e incentivamos o comércio local com o congelamento de impostos”, destaca o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI