A Associação Moradores da Almada (AMA) comemora os 30 anos do Festival do Camarão com mais uma edição do evento, que acontece neste fim de semana nas praias da Almada e do Engenho. A programação deste ano combina música, cultura e saberes tradicionais, com atrações que valorizam artistas locais e práticas da cultura caiçara.
Nesta sexta-feira, 25, o Duo Maré abre a programação musical às 13h, seguido pelo grupo Piseiro dos Meninos às 15h. As atrações principais da noite incluem a Banda Daring, Banda Panela e o show da banda Chimarruts, conhecida nacionalmente por sucessos como Do Lado de Cá e Versos Simples, que sobe ao palco às 22h.
O sábado, 26, começa com atividades formativas. Às 10h30, a Tenda Cultura recebe uma oficina gastronômica sobre caldinho de camarão e plantas alimentícias não convencionais (PANC), com a arte-educadora Salete, da Fundart. Em seguida, às 13h, o mestre caiçara Alcides conduz uma oficina de cestaria tradicional. A programação musical conta com apresentações de Luana Camarah – ex- vocalista das bandas Turnê e Malta e que já participou do reality Superstar e de duas edições do programa The Voice;
Banda Blue Stone, com repertório de classic rock; Michel Rodrigues e, encerrando a noite, a Banda Radioatividade, de Ubatuba.
No domingo, 27, as atividades começam cedo, com a tradicional Corrida de Canoas às 9h, seguida por ações de educação ambiental promovidas pelo Museu da Vida Marinha e oficinas de reciclagem de papel com o Projeto Poiato. O dia também inclui contações de histórias com o Projeto Meros do Brasil e apresentações de grupos tradicionais: Congada de Bastões de São Benedito, Fandango do Mestre Pedrinho, Fandango Caiçara de Ubatuba e Fandango Bacurau. Às 16h, haverá ainda uma palestra sobre criação de camarão em cativeiro, com o Instituto Aqualuz. O encerramento do festival será às 20h30, com show da Banda Engrennagem.
Ubatuba tem tradição no cultivo e consumo de camarão, especialmente na região norte do município onde comunidades, como a da Almada, mantêm viva a atividade. Na Praia da Almada, o crustáceo é ingrediente central em diversos pratos preparados por restaurantes locais e também é o principal atrativo do Festival do Camarão, realizada anualmente na comunidade.
Durante o ano, a pesca de espécies de camarão é proibida entre os meses de janeiro e abril, período de defeso estabelecido para garantir a reprodução e o equilíbrio ambiental. Com o fim da restrição, julho se torna um momento oportuno para a realização do festival, que reúne pratos preparados com camarão proveniente do cultivo e da pesca artesanal, valorizando os saberes e a produção das comunidades locais.
No evento, os visitantes podem saborear pratos típicos preparados com camarão, como bobó, moquecas, cuscuz e porções variada. O fruto do mar, obtido por meio da pesca de arrasto, tem papel central tanto na culinária quanto na economia da comunidade das praias Almada e Engenho.
O Festival do Camarão teve início em 1995, como forma de comemorar, em comunidade, a farta safra de camarão branco registrada no ano anterior. A ideia surgiu de uma conversa entre os moradores Hélio, Eleodoro e Otavio e logo ganhou adesão: a primeira edição contou com o trabalho voluntário de 47 moradores da Almada, em uma ação coletiva. Com o passar dos anos, o evento cresceu e passou a integrar o calendário cultural da cidade. Tornou-se um símbolo da identidade caiçara, promovendo a gastronomia baseada no camarão, estimulando o Turismo e contribuindo para a geração de renda das famílias envolvidas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba