
O reforço já está em operação na cidade desde a última semana
Operação servirá para auxiliar salva-vidas e alertar banhistas em áreas de risco de afogamento nas várias praias da cidade
Por Raell Nunes, de Ubatuba
A temporada em Ubatuba e em toda região litorânea já começou. Muitos turistas querem aproveitar as belezas naturais e desfrutar dos recursos hídricos que a plaga disponibiliza. Entretanto, existe um fator importante para que tudo ocorra bem, a segurança.
Foi pensando nessa conjuntura que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, juntamente com o Governo Municipal e Estadual, trouxeram um reforço aéreo. O helicóptero da PM, batizado como Águia 11, conta com uma equipe de cinco oficiais treinados e reforçará a segurança nas praias de Ubatuba e em outras ocorrências, quando solicitado.
A aeronave pousou perto do aeroporto de Ubatuba, na base dos Bombeiros, na última semana. Segundo Marcondes, subtenente da equipe, o autogiro sobrevoará sobre as praias, para auxiliar os salva-vidas em resgates e prevenções.
“A cidade está com um conglomerado de pessoas, por isso é relevante o sobreaviso através do helicóptero. Quando nós chegamos perto dos banhistas, sobrevoando a praia, eles já entendem o recado e se afastam”, disse.
O comandante da operação, Rubem, explicou que nessa época há muito risco de afogamentos. Para ele a cooperação da aeronave é proveitosa no sentido de agilidade e visão ampla do lugar em que se paira.
“Vamos ajudar os salva-vidas para que não ocorram acidentes. Esta união é para o bem dos turistas e moradores da cidade. Se houver outra solicitação dos nossos superiores, referente ao crime, nós iremos também”, afirmou.
De acordo com os oficiais, a operação ficará no município até o término do carnaval. A base da equipe é em São José dos Campos e há uma troca semanal dos integrantes da tripulação. Os policiais começam o trabalho às 7h e findam às 18h.


x
