
Encontro teve como objetivo discutir a cultura caipira e caiçara
Personalidades da cultura de várias regiões do país compareceram ao evento; prefeito Maurício Moromizato falou sobre a cultura em Ubatuba
Raell Nunes
A cidade de Ubatuba sediou na sexta-feira (18), o primeiro encontro de gestores de cultura do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Quem abriu o evento foi a apresentação da banda ubatubense Lira Padre Anchieta.
Estavam presentes funcionários do Ministério da Cultura, entre eles, Carlos Paiva, Karina Gama, Maria Thereza Magalhães e Américo Córdula. Além do prefeito local, Maurício Moromizato (PT), também compareceu ao encontro o prefeito de Rincão, Dudu Bolito (PT), que exerce paralelamente a presidência do CIC (Consócio Intermunicipal Culturando).
Moromizato disse que só quem trabalha com a cultura sabe o quanto é difícil. Falou também da problemática orçamentária. “Temos muito pouco capital para a cultura. É necessária uma mudança cultural para que essa cidade possa alavancar. Não existe nada mais importante que a cultura”, completou.
Juan Blanco Prata, presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) destacou a temática do encontro. Ele explicou que o motivo do evento foi promover e juntar as culturas caipira e caiçara. “São culturas que merecem apoio e, muitas vezes, são esquecidas. Precisamos estimular essa ideia”, concluiu.