Cidades Ubatuba

Neste sábado será o “Dia D de vacinação” nas cidades do Litoral Norte de São Paulo

Tamoios News

Neste sábado dia 20 de maio,  todas as as cidades do Litoral Norte estarão com suas unidades de saúde abertas disponibilizando vacinas contra a gripe e covid-19  e vacinas para as crianças menores de cinco anos. Confira:

Caraguatatuba

Neste sábado (20), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, para o “Dia D de Vacinação”. O objetivo é atualizar a carteira vacinal de crianças de 0 a menores de cinco anos de idade e imunizar contra gripe e Covid-19, a população liberada para imunização.

A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto da Tabatinga, com aplicação das seguintes vacinas para as crianças: BCG, Hepatite A e B, Poliomielite, Pentavalente, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Sarampo/Caxumba/Rubéola, Tetraviral, Varicela e Influenza.

A imunização contra Covid-19, incluindo a Bivalente está liberada para todas as pessoas com mais de 18 anos. Já a vacina Influenza, contra gripe podem receber as doses qualquer pessoa com mais de seis meses de idade.

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, o objetivo do mutirão é possibilitar um dia extra para que a população procure as unidades para imunização e assim, aumentar a cobertura vacinal do município. “Vamos manter nossas famílias livres das doenças imunopreviníveis”, destaca.

É obrigatório comparecer com documento com foto e a carteira de vacinação. Confira o endereço de todas as unidades de saúde: https://tinyurl.com/mrxe47b2.

São Sebastião 

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promove, neste sábado (20), o Dia D de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, e contra a Covid-19, aplicando o reforço do imunizante bivalente.

A ação será das 9h às 16h nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Canto do Mar, Enseada, Topolândia, Maresias, Boiçucanga, Cambury e Juquehy 2. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.

A vacina contra gripe está liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade. Podem receber o reforço bivalente todas as pessoas com 18 anos ou mais e a partir de 12 anos com comorbidades, que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, que cumprem medidas socioeducativas, com deficiência permanente, indígenas e de comunidades ribeirinhas e quilombolas.

O objetivo do Dia D de vacinação é facilitar o acesso aos munícipes que não conseguem ir aos postos de saúde durante a semana, promovendo a imunização desses públicos.

Ubatuba

A campanha de vacinação em Ubatuba ganhará um “Dia D” neste sábado, 20 de maio, com ações de imunização da Influenza e da bivalente contra a Covid-19 em diversas regiões da cidade. A ação será realizada das 9h às 17h, nas seguintes localidades:

– Calçadão;

– EMEI Judith Cabral dos Santos, no bairro do Perequê-Mirim;

– UBSs do Ipiranguinha, Sesmaria, Itaguá, Perequê-Açu, Estufa II, Maranduba e Puruba;

– Equipes volantes na VerdeBus, Sanepav e 3ª Cia da Polícia Militar (somente vacina da gripe).

A imunização contra a Influenza está liberada para toda a população com mais de 6 meses de idade. O imunizante ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. A vacina da gripe é contraindicada apenas para pessoas com alergia ao ovo ou para quem já apresentou alguma reação alérgica grave a uma dose anterior do imunizante.

Já a vacinação da bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas maiores de 18 anos. O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron. Para receber a bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, ou ter recebido previamente qualquer vacina Covid monovalente como dose de reforço, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas da gripe e da bivalente podem ser aplicadas no mesmo dia.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU