Dados da PM são referentes a ocorrências patrimoniais; município conta com reforço de 170 no efetivo durante o período
Estatística da Polícia Militar aponta redução nos crimes patrimoniais referentes ao mesmo período da temporada passada – de 24 de dezembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018. Dados preliminares foram apresentados pelo Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Ubatuba, Capitão Robert Scott ao prefeito Délcio Sato (PSD) nessa terça-feir (2).
Segundo informações da PM, houve redução de 8% no montante geral de crimes contra o patrimônio, com destaque para redução de 70% nos furtos de veículos.
O encontro foi uma solicitação do prefeito Sato, que sentiu a necessidade de se inteirar sobre as ocorrências registradas na cidade, avaliando os índices de segurança no período, principalmente, diante da grande quantidade de pessoas que o município recebe. Durante a reunião também participaram o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Major Rubens Martins Franco Jr, o coordenador de Trânsito, Adonel Sousa Rodrigues Junior e o vereador Reginaldo Fabio de Matos – Bibi.
“Solicitei essa reunião no primeiro dia útil do ano para avaliarmos a situação. A cidade estava muito cheia na virada do ano e, mesmo assim, tudo correu tranquilamente. Agradeço ao envolvimento de todas as forças policiais que proporcionaram essa segurança aos nossos turistas e moradores”, destaca Sato.
Também para Franco, o resultado de queda nos índices de criminalidade foi positivo. “No geral, foi muito bom, porque a cidade estava lotada, inclusive, com mais turistas que o ano passado”, avalia o secretário.
Segundo o Capitão PM Scott, tais dados denotam o envolvimento da comunidade nas questões relacionadas à segurança pública.
“Uma das ações que reforça o empenho da população é implementação do Programa Vizinhança Solidária, de Norte a Sul do município, que estimula as pessoas a adotarem posturas proativas diante de situações de risco e de indivíduos em atitudes suspeitas, acionando a Polícia Militar através do telefone de emergência 190”, explica.
Outras tratativas – Durante a reunião, também foram pontuados alguns problemas ocorridos, principalmente, na passagem do ano, os quais terão maior atenção por parte do policiamento. Franco ainda destacou o registro de ações isoladas, porém, cuja prevenção será intensificada pela polícia a fim de coibir posturas.
Uma delas trata-se da utilização de som alto, caracterizada com perturbação do sossego público. “Já autuamos mais de 20 veículos cometendo essa infração de trânsito. Lembramos que a penalidade implica em multa de R$ 5869,40 e suspende o direito do motorista dirigir por um período de um ano”, afirmou.
Reforço – Este ano, Ubatuba conta com o reforço de 170 homens e 20 viaturas para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo, além do helicóptero Águia, que está baseado no município. A Prefeitura fornece alojamento e alimentação para a corporação.
Corpo de Bombeiros (incluindo GBMar), Polícia Civil e Polícia Científica também recebem efetivo extra para o período da temporada de verão.