Educação

Ubatuba segue na luta por uma Universidade Federal

Tamoios News

O terceiro dia de programação da 6ª edição do Festival da Mata Atlântica, Floresta, Rios e Mares foi marcado pela presença do deputado federal Valmir Prascidelli, relator do projeto de lei 1261/2011, que trata da implantação do campus de uma Universidade Federal em Ubatuba. O deputado, o prefeito Maurício e a secretária municipal de Educação, Nadia Basso, compuseram a mesa durante a cerimônia.

Maurício, que vem batalhando pela iniciativa desde 2008 na esfera federal, fez uma exposição e apresentou ao público presente e ao deputado Prascidelli as justificativas e motivos sobre a necessidade da implantação de uma instituição de Ensino Superior na cidade.

As principais justificativas incluem o fato de Ubatuba ser um município central do conceito da RIDE Costa Verde – Região Integrada de Desenvolvimento Econômico e carente de Universidade Federal. Também fica entre as cidades do Litoral Norte – Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba – e outras quatro cidades do Estado do Rio de Janeiro: Rio Claro, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

Ainda de acordo com a exposição, Ubatuba é uma região com vocação para produzir conhecimento sobre desenvolvimento sustentável. É o município líder na preservação da Mata Atlântica, com 87% do território coberto por vegetação nativa, conta com grande biodiversidade e abundantes recursos naturais.

O deputado Prascidelli afirmou que vai dedicar o maior empenho junto à Comissão da Câmara que analisa a questão.
Ele afirmou que já esteve com o ministro interino de Educação, Luiz Cláudio Costa, pedindo urgência na criação da Universidade. Segundo ele, o ministro comprometeu-se a acompanhar pessoalmente a situação e garantiu que a política de expansão e qualificação do ensino no Brasil é compromisso prioritário do Governo Federal.

O público presente, composto em sua maioria por estudantes e profissionais da área do desenvolvimento sustentável, não escondeu o entusiasmo. No final da palestra, ao invés de perguntas, a maioria reforçou os motivos e justificativas expostos.

“Eu sei que essa meta não vai ser atingida em curto prazo. Existem ainda caminhos a serem percorridos e, talvez, quando acontecer, eu nem esteja mais na administração da cidade, mas estou muito feliz de saber que a minha luta de tanto tempo não foi em vão e vai garantir um futuro promissor para as próximas gerações e para o desenvolvimento de nosso município”. avalia o prefeito.

Fonte: PMU

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.