A Vigilância em Saúde de Ubatuba começou a divulgar, a partir desta quarta-feira(1º), um boletim específico para síndromes gripais.
É a cidade com a segunda maior notificação de casos na região. São Sebastião lidera o número de notificações de síndromes gripais, com mais de 1.200 casos; em Caraguá, são 130 casos; e, Ilhabela, 82 notificações.
Segundo a prefeitura, todos os pacientes de síndrome gripal, são orientados a manter isolamento domiciliar e são monitorados por pelo menos 14 dias já que, potencialmente, podem também estar com Covid-19.
Esse relatório inclui dados referentes a número de pacientes com sintomas leves de gripe que buscaram alguma unidade de saúde do município, seja posto da Atenção Básica, pronto-atendimento, a Santa Casa ou clínicas particulares.
Assim, conforme esse primeiro boletim, há 390 casos de síndrome gripal no município. Esse total inclui os 64 casos de Covid-19 notificados ao Ministério da Saúde até esta quarta-feira, já que os sintomas iniciais dessa doença são os mesmos de uma síndrome gripal.
A maioria das pessoas notificadas com síndrome gripal está na faixa de 30 a 49 anos, são 166 casos. Existem também 34 casos de crianças com idade entre 1 e 5 anos.
São 73 caso na faixa entre 20 e 29 anos; 34 casos na faixa etária entre 50 e 59 anos e 28 casos em pessoas acima de 60 anos.
Os casos de síndrome gripal apresentam sintomas leves como coriza, tosse, mal-estar e febre baixa, entre outros, mas não falta de ar severa.
Segundo o Protocolo de Tratamento de Influenza, documento adotado pelo Ministério da Saúde, tem síndrome gripal o paciente com febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça e dor muscular ou nas articulações.
É considerada SRAG(Síndrome Respiratória Aguda Grave), o paciente com síndrome gripal, além de dificuldade de respirar ou um dos seguintes sintomas: redução de saturação de oxigênio no sangue a um nível menor que 95%, desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória, piora nas condições clínicas de doença inicial, hipotensão ou outro quadro de insuficiência respiratória aguda.
Dados do Covid-19
Até esta quarta-feira, 01, um total de 64 casos suspeitos de Covid-19 foram notificados junto ao Ministério da Saúde. Desse total, já houve retorno de laboratório de três casos, que foram descartados. Outros 61 aguardam resultado de exame, sendo que duas pessoas estão internadas na Santa Casa.
Esse número inclui dois óbitos suspeitos. O total de notificação de Covid-19 considera ainda 25 profissionais da saúde com sintomas leves.
Os boletins do Covid-19 são divulgados diariamente na página oficial sobre a doença: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/
A Vigilância em Saúde lembra que a melhor forma de evitar a disseminação do Covid-19 é manter o isolamento domiciliar e os hábitos de higiene e prevenção.