Dois são no Ubatumirim, região que registrou o primeiro óbito pela doença no município
A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ubatuba foi notificada no final da tarde da última sexta-feira (6), sobre outros quatro casos suspeitos de febre amarela no município. O anúncio foi feito durante reunião com as equipes de Estratégia de Saúde da Família e do hospital Santa Casa para planejamentos de medidas a serem implementadas frente a uma possível epidemia da doença em Ubatuba.
O caso mais grave é de uma moradora das Toninhas, que é hemofílica e que está internada em Campinas. Outro caso é de moradora do Parque dos Ministérios. Há também duas novas suspeitas da doença no bairro do Ubatumirim, na região Norte, onde foi confirmada a morte de um homem adulto, de 41 anos, primeira por febre amarela contraída no município.
Vacinação permanente – No sábado (7), um total de 17 equipes de saúde realizaram novo monitoramento da vacinação na região Norte, entre os bairros da Barra Seca e Camburi. Nesse processo, foram vacinadas um total de 358 pessoas. Outras 156 se recusaram a tomar a vacina. Somando-se ao conjunto de pessoas vacinadas anteriormente ao dia 7, a região tem hoje um total de 1.357 habitantes imunizados contra a febre amarela.
Considerando os postos de vacinação em supermercados, no Calçadão do Centro e na unidade do Perequê-Açu, foram aplicadas um total de 812 doses no fim de semana (7 e 8 de abril).
As ações de bloqueio da população nesta semana de 9 a 14 de abril continuam de forma itinerante (volante) e também fixa, nos postos de saúde e no Centro de Especialidades Médicas (Postão), na av. Rio Grande do Sul, 710 – Centro. Também segue funcionando a tenda de vacinação do Calçadão do Centro, que realiza a vacinação entre 9h e 19h, de segunda a sábado.