convidado

UM PARAÍSO NO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO

Tamoios News

No último dia 29 de setembro estive em Caraguatatuba no Seminário sobre Sustentabilidade, promovido numa iniciativa impar pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e Polícia Militar, com o apoio de diversas entidades, inclusive a OAB/SP. Um dos temas que me chamou a atenção foi a Ampliação do Porto de São Sebastião, na palestra proferida pelo Presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Engenheiro Casemiro Tércio Carvalho.
Confesso que, a explanação que vi quase me emocionou. Tudo perfeito, ampliação realizada sem qualquer dano ao Meio Ambiente ou à população do Litoral Norte, milhares de empregos, moradia para todos os funcionários, além de escolas para suas crianças e atendimento de saúde na rede hospitalar do município. Enfim, era tudo o que poderíamos esperar. Finalmente, o futuro estava chegando, pensei. 
Apesar das 18 mil estacas de concreto que serão cravadas no solo e da laje construída em cima delas, o mangue do Araçá, um dos lugares com mais alta diversidade biológica do Litoral Norte, certamente seria preservado e até mesmo beneficiado, ”pois o sombreamento lhe traria mais vida” e a remoção de 140 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo do mar nenhum mal acarretaria. Todo o movimento de contêineres seria automatizado. Puxa, que bom. Quanto progresso.
Ao terminar este painel, me dirigi ao Engenheiro Tércio para lhe perguntar qual a capacidade mínima de um navio que transporta contêineres e ele me disse que a capacidade seria de 3.500 unidades, mas que a sua previsão é de operar com navios de 8.000 e 9.000 contêineres. Numa conta rápida, levando em consideração que cada contêiner necessita de uma carreta e consequentemente de um motorista, em cada atracação de navio no porto de São Sebastião, teremos nada menos do que 9.000 pessoas chegando e usando a cidade para tudo o que der e vier. Fico imaginando também onde estas carretas irão ficar até receberem sua carga, pois a estrada do contorno não prevê estacionamentos. Não podemos esquecer que a previsão é de 11 atracadouros até 2025.
Não tenho dúvidas de que a ampliação do Porto de São Sebastião será uma catástrofe sem limites para toda a região, inclusive para Ilhabela, praticamente o último reduto de turismo no Litoral Norte. Quanto a São Sebastião, levando em conta a estreita área entre o mar e a Serra do Mar, seremos uma segunda Vicente de Carvalho, antiga Itapema, próxima ao Guarujá, município desordenado, verdadeiro estacionamento de carretas em suas ruas, lugar onde a violência e a prostituição têm níveis altos.
Se chegar a ser realidade o Porto de São Sebastião será realmente um paraíso, para poucos.

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