Cidades Notícias São Sebastião

Usuários do transporte público de São Sebastião demonstram revolta com as mudanças estabelecidas pela Prefeitura

Tamoios News
Foto: Divulgação PMSS

A Prefeitura de São Sebastião informou no dia 30 de novembro, as novas alterações no sistema de transporte público da cidade. As mudanças estabelecidas a partir desta terça, 06/12, estão causando revolta e muitas reclamações por parte da população.

Pontos de ônibus lotados, usuários confusos e alguns até mesmo desesperados e preocupados por conta do aumento da tarifa. O Portal Tamoios News recebeu hoje uma série de relatos das diversas pessoas que ainda não se conformam e não aceitam as “mudanças impostas pela Prefeitura”.

Conforme divulgado nesta página, a Prefeitura informou as novidades como sendo algo a favor da população. Em nota, emitida aos canais de comunicação da cidade, o aviso fala que o assunto foi amplamente discutido, porém, a grande maioria dos sebastianenses que dependem do transporte coletivo sequer sabiam das mudanças.

Confira o informe da Prefeitura na íntegra: https://www.tamoiosnews.com.br/noticias/sao-sebastiao-anuncia-nova-concessao-do-transporte-publico-e-integracao-de-linhas/

Segundo o relato de alguns usuários, até mesmo os motoristas de ônibus estão confusos em explicar o valor da passagem e as novas rotas, conforme mostram os dois vídeos a seguir, enviados por um de nossos leitores.

 

 

Algumas linhas retiradas, como a do Morro do Abrigo-Guaecá e Enseada-Barequeçaba irão dificultar, e possivelmente atrasar o deslocamento como relatam alguns usuários.

Jéssica é moradora do bairro Topolândia e trabalha no bairro Barequeçaba. Ela nos contou que “apesar do ônibus raramente cumprir horário, pelo menos ia direto ao trabalho”, agora, com as alterações, ela precisará pegar duas conduções, e ainda andar cerca de 15 minutos até o local de embarque, já que a linha que ela utilizava não estará mais disponível.

Marisol, moradora da Enseada também conversou conosco. Ela também trabalha em Barequeçaba, e agora depende da baldeação no centro ao invés de ir direto ao bairro do seu trabalho.

Outra questão levantada por inúmeros usuários, e relatado por Marisol, é o aumento do valor. A Prefeitura informa que o valor total é R$4,50, valor da Linha Tronco, porém, fomos informados de que esta condição serve somente para usuários do cartão de transporte coletivo, sendo que muitas destas pessoas são autônomas, e muitos recebem o valor contado, por diária, para pagamento da sua passagem, sendo assim, no dinheiro, os valores seriam maiores, havendo a necessidade de pagar também a linha alimentadora, e não sendo válida a integração.

As Mudanças informadas pela Prefeitura

 O Transporte Público Coletivo de Passageiros de São Sebastião possui duas linhas Troncos (Eixos), duas Regionais e 10 Alimentadoras. As duas Troncos são a TR 1 (Topolândia/Canto do Mar) e TR2 (Juquehy-Centro); enquanto as duas Regionais são: Enseada-Centro e Guaecá -Centro.

As 10 linhas Alimentadoras são: Topolândia-Centro; Circular Escolinha-Jaraguá (via Enseada); Morro do Abrigo-PCO; Maresias-PCO Maresias; Cascalho-Boiçucanga; Cascalho-Cambury (via Boiçucanga); Rota Cênica-Barra do Una -PCO Juquehy; Rota Cênica-Barra do Sahy-Camburizinho; Circular Barra do Sahy-Baleia Verde e Boraceia Juquehy.

Neste outro vídeo, recebido em nossa redação por usuários no bairro São Francisco, as pessoas informaram estar esperando a tal integração por cerca de uma hora.

 

Para moradores da Costa Sul, a dificuldade parece ser ainda maior, já que, dependendo do destino, a integração contemplará três ônibus.

O subsídio que será pago pela prefeitura pela nova concessão também causou estranhamento e indignação. Com valores acima de R$1 milhão de reais, sendo que o antigo contrato, com a empresa ECOBUS, não contemplava subsídio algum.

Procuramos esclarecer todas estas dúvidas de valores e horários, tanto com a Prefeitura quanto com o setor de atendimento da empresa Sou São Sebastião, porém, sem sucesso.

Questionado pela Rádio Morada FM (95,5) nesta manhã, Émerson Elias, secretário de segurança urbana disse: “é muito importante que a população apresente suas queixas para que possamos melhorar o sistema”.

Até o fechamento desta matéria não obtivemos qualquer resposta, nem por parte da empresa de ônibus e nem da assessoria de comunicação da Prefeitura de São Sebastião.

 Por Redação Tamoios News