Cidades Saúde e Bem Estar

Vacina contra HPV será aplicada em meninos com idade diferente

Tamoios News
Foto: Divulgação

“A ampliação na faixa etária da vacinação contra o HPV é muito importante para aumentar a prevenção dos jovens contra essa doença”, disse o secretário de saúde de Caraguatatuba

Por Raell Nunes, de Caraguatatuba

A imunização contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) teve a faixa etária ampliada para aplicação em meninos. O Ministério da Saúde determinou a nova medida, que possibilita que garotos de 11 e 14 anos recebam a vacina injetável. Anteriormente, apenas os que tinham 12 e 13 anos poderiam ser imunizados.

No Litoral Norte, as prefeituras pretendem montar um cronograma para atender a demanda. Em Caraguatatuba, o secretário de saúde, Amauri Toledo, disso ao Tamoios News que a vacina é de extrema importância à saúde dos jovens.

“A ampliação na faixa etária da vacinação contra o HPV é muito importante para aumentar a prevenção dos jovens contra essa doença. Essa vacina é a melhor forma de evitar casos de câncer em órgãos genitais e outras doenças. Precisamos garantir melhorias na condição de vida da nossa população”, acrescentou.

Conforme o Instituto Oncoguia, os HPVs são um grupo de mais de 100 vírus relacionados. Para cada variedade de HPV de um grupo é atribuído um número, o qual é chamado de tipo de HPV. O HPV é chamado de vírus de papiloma, porque alguns tipos de HPV causam verrugas ou papilomas, que são tumores não cancerosos.

Segundo a prefeitura de Caraguatatuba, esta ampliação fortalece ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção de verrugas e cânceres em órgãos genitais e na orofaringe, além de contribuir com o aumento da proteção nas meninas.

A secretaria de comunicação informou que a aplicação da vacina contra o HPV é realizada diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba.

Relativo ao sexo oposto, a faixa etária de aplicação em meninas é de 9 a 14 anos. Pacientes com HIV/Aids, oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos também podem receber a vacina.

Deixe um Comentário