Quem perdeu o período de vacinação contra a gripe terá mais uma oportunidade de se proteger contra a doença. Todas as unidades de saúde de Ilhabela prosseguem vacinando até o dia 3 de junho (quarta-feira).
Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; idosos; portadores de doenças crônicas e
puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação.
Fonte: Assessoria de Comunicação – PMI.